Agenda de Eventos para o fim de semana em Cabo Frio

Atrações natalinas, feira literária e corrida estão entre as opções

O fim de semana será repleto de atrações em Cabo Frio. Integram a programação eventos culturais na Casa de Cultura e Museu José de Dome (Charitas), atividades natalinas no Parque Municipal Fonte do Itajuru e em Tamoios, além do já tradicional “Pôr do Sol Histórico” na Praia do Peró. Com exceção da Corrida da Árvore, que tem inscrições pagas, as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Sexta-feira

Tamoios recebe nesta sexta-feira (13), a terceira edição da Vila Encantada de Natal. As ações acontecem das 9h às 21h na Praça de Unamar, com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, oficinas de canto e coral, espetáculo teatral e cinema.

O Charitas recebe a 5ª edição da Feira Literária Fases & Fatos, com o tema “Literatura infantil – ler para educar”. A mostra teve início na quinta (12) e segue até esta sexta-feira (13), das 17h às 22h. A programação, gratuita e aberta ao público de todas as idades, conta com literatura, dança, performance literária, entre outros, além do lançamento da Antologia “Ler para Educar”, que reúne textos de escritores locais e alunos da rede pública de ensino

A Praia do Peró, certificada pelo Programa Bandeira Azul, será palco da edição especial do Pôr do Sol Histórico. A concentração será às 17h será na orla da praia, ao lado da bandeira. Nesta edição, encerrando o ano de atividades, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a formação histórica da cidade de Cabo Frio, por meio da ocupação jesuítica e beneditina, o recital de poesias será dedicado ao poeta Casimiro de Abreu e uma homenagem ao vivo com as músicas da cantora Cássia Eller.

Sábado

O Mirante do Morro da Guia recebe o evento cívico de troca da bandeira. A programação começa às 9h, com execução do Hino Nacional e palestra sobre a história da expulsão dos franceses do nosso território.

Dando continuidade aos eventos natalinos, o Espaço Cultural Torres do Cabo receberá no sábado (14), a partir das 19h a tradicional Folia de Reis Estrela D’alva, da Praia do Siqueira. A Folia é uma das manifestações culturais mais populares do país que até hoje se mantém vivas e fortes no painel folclórico de muitas regiões do país.

Os trabalhos de pintura no estilo Bauernmalerei, mais conhecido como Bauer, da artista Lúcia Helena Magalhães Gonçalves e mais 21 artistas estarão expostos no Charitas no sábado (14), a partir das 18h, e domingo (15), a partir das 15h. Bauer é um estilo de pintura camponesa, em sutis pinceladas únicas, surgida na Alemanha e retratam basicamente flores, rosas, tulipas, miosótis, flores-do-campo, margaridas e peônias – e arabescos em sua essência.

Em Tamoios, na praia do Pontal a partir das 15h, O “MobiGame”, jogo de tabuleiro que faz parte do programa de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana e foi desenvolvido para crianças de escolas públicas e particulares, está entre as atividades do Onda Forte, evento que pretende despertar a responsabilidade socioambiental. Os visitantes poderão conferir além do jogo, um varal com exposição de fotos e palestras.

A última edição do ano da Aldeia Criativa no Parque Municipal da Fonte do Itajuru, vai comemorar o Natal oferecendo diversas opções de presentes em vários estilos. A atividade inicia às 16h e encerra às 21h.

A Praça da Bandeira, na Passagem, recebe todos os sábados, das 19h às 22h, a Seresta dos Idosos, desta vez quem se apresenta é o cantor Ramos. Além da música, barraquinhas oferecem opções variadas de comida e bebida. A programação está sujeita às condições do tempo.

Domingo

A 10ª edição a Corrida da Árvore acontece a partir das 8h, no Braga. Duas mil mudas de plantas nativas como ipê e jacarandá serão distribuídas. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (13), por meio do link https://bit.ly/33N2iHQ. Além de corrida, a atividade conta caminhada, cada uma de 5 quilômetros, com percurso de ida e volta até a Praça das Águas, na orla da Praia do Forte.

O Espaço Cultural Torres do Cabo fica na rua 13 de novembro, nº 51, no Centro. Já o o Charitas fica na Avenida Assunção, nº 855, também no Centro.