Agentes da Defesa Civil de Cabo Frio participam do Projeto Previne

Iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio com o 18º Grupamento de Bombeiro Militar

Agentes da Defesa Civil Municipal e servidores de diversos setores da Prefeitura de Cabo Frio participaram da primeira edição do Projeto Previne, parceria entre o governo municipal e o 18° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). A ação tem como objetivo principal a capacitação dos servidores sobre os protocolos a serem seguidos em casos de adversidades como alagamentos, ocorrência de fortes ventos, entre outras intempéries.

O curso foi realizada na terça (17) e quarta-feira (18), no auditório da Prefeitura, sendo encerrado nesta manhã, com a participação do comandante do 18º GBM, tenente-coronel Torres; do chefe de Gabinete, Pedro José Sá Ferreira Ramos; do superintendente de Defesa Civil, Ângelo Santos; e do vereador Douglas Felizardo. Todos os 40 participantes receberam certificados e estão prontos para se voluntariar para auxiliar a Defesa Civil, em caso de grandes ocorrências.

Para o chefe de Gabinete, Pedro José, o Projeto Previne é importante pois trabalha a integração dos setores da Prefeitura, para melhor atender às demandas de urgência da Defesa Civil.

“A Defesa Civil Municipal é um setor cuja ação pode ser mais efetiva, eficaz e rápida, quando se trabalha com integração intersetorial, com todos falando a mesma linguagem. Além disso, a parceria da Prefeitura com os Bombeiros é muito importante, pois está se aproximando a alta temporada e precisamos estar todos alinhados para podermos receber bem nossos visitantes”, afirma Pedro José.

O comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Torres, informou que o trabalho da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros é contínuo.

“Este trabalho constante tem sempre que ocorrer. O município deve estar preparado para agir em situações extremas. Além disso, o verão se aproxima e é neste momento que devemos nos preparar. Essa parceria com a Prefeitura de Cabo Frio é muito importante. O prefeito José Bonifácio nos cedeu mais uma sala, no Terminal de Transatlânticos, na Passagem, para que possamos guardar o equipamento do nosso grupamento marítimo. Isso nos dará muito mais efetividade nas ações. Hoje temos mão de obra especializada em salvamento marítimo e receberemos ainda mais equipamentos para melhor atender aos municípios da região”, explicou o coronel Torres.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Ângelo Santos, destacou que nesta semana foi realizada a primeira etapa do curso do Projeto Previne.

“Agora vamos para as comunidades, capacitar os líderes comunitários, para que eles saibam agir em situações como alagamentos, deslizamentos, ventos fortes ou qualquer outra intempéries. Esse curso é importantíssimo, pois é uma ferramenta para qualificar servidores públicos e líderes comunitários, nas práticas de proteção e Defesa Civil, além de orientar agentes para o posicionamento correto diante de acidentes ou catástrofes naturais”, finalizou Ângelo Santos.