Seleção começa esta semana com concurso de redação. Cerimônia de posse será no dia 26 de novembro
Alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão passar um dia como gestores na Prefeitura de Cabo Frio. Esse é o objetivo do Projeto “Cidade Jovem”, que foi implementado na primeira gestão do prefeito José Bonifácio, e acontecerá novamente este ano.
Ao todo 24 alunos ocuparão, junto com os gestores, os cargos de prefeito, vice-prefeito, chefia de gabinete, controladoria e procuradoria-geral, além das 17 secretarias e das duas autarquias municipais (Comsercaf e Ibascaf).
A escolha dos 24 estudantes será feita através de um concurso de redação que acontece esta semana (entre os dias 8 e 12). Durante este período os alunos produzirão textos com o tema “Como posso melhorar minha cidade?”, ou ainda com o tema do encontro de adolescentes, ocorrido no mês de outubro, “Protagonismo Juvenil – O que eu tenho a ver com isso?”.
As 24 melhores redações serão escolhidas pela equipe da Secretaria de Educação da seguinte maneira: três de cada série do ensino fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e quatro de cada série de ensino médio (1º, 2º e 3º anos). O anúncio dos vencedores será no dia 19 de novembro.
A cerimônia de posse dos jovens, que acompanharão os gestores durante a rotina de atuação nas pastas, será no dia 26 de novembro, às 9h, em frente à Prefeitura de Cabo Frio, com hasteamento de bandeira. Durante todo o dia, eles terão a oportunidade de conhecer a estrutura da gestão pública e se familiarizar com o dia a dia das demandas dos setores. Encerrando as atividades, os alunos participarão de um coquetel de confraternização seguido da entrega de certificados.
Segundo o gestor de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Souza, a proposta é resgatar a identidade dos jovens, a partir do contato com a história do município e a realidade atual.
“A experiência de conhecer da rotina do gestor agrega ao aluno conhecimento e vivência nos arranjos sociais do município, o que faz dele um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres”, comentou.
O objetivo do prefeito José Bonifácio é que o projeto ocorra anualmente, sempre na semana em que se comemora as festividades do aniversário da cidade.