Aposentados e pensionistas do Ibascaf, em Cabo Frio, recebem salário de janeiro de forma antecipada

A Prefeitura de Cabo Frio antecipou o pagamento do salário de janeiro para 1.806 aposentados e pensionistas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais (Ibascaf). Ao todo, foram transferidos R$ R$ 6.535.906,39.

O pagamento antecipado, ainda dentro do mês vigente, é uma prática adotada pela gestão do prefeito José Bonifácio desde que assumiu o executivo municipal, em janeiro do ano passado. De acordo com o estatuto do servidor de Cabo Frio, o pagamento do salário para trabalhadores da ativa e aposentados deve ser efetuado até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.

Além do pagamento antecipado, em 2021 o governo também priorizou o acerto das dívidas com o funcionalismo que foram deixadas em atraso pelos governos anteriores. Em relação aos aposentados e pensionistas, já em fevereiro o prefeito quitou a dívida histórica referente ao 13º salário de 2016 para 1.140 beneficiários e também o pagamento do 13º salário de 2020.

E em dezembro de 2021, o governo municipal pôs fim à dívida referente ao salário de dezembro de 2020 para 1.607 aposentados e pensionistas do Ibascaf e para todo o funcionalismo municipal.

O débito, herdado de gestões anteriores, foi pago em quatro folhas de pagamento, conforme a entrada de recursos nos cofres municipais. Ao todo, foram empregados R$ 4.932.693,26 somente com a folha do salário de dezembro de 2020 para pagamento dos beneficiários.