As areias da Praia do Forte amanheceram com uma grande quantidade de algas vermelhas, principalmente na área entre o Lido e o Forte São Matheus. O fenômeno é conhecido como “maré vermelha”.
Essas algas são chamadas popularmente como “algas vermelhas” por apresentar essa coloração característica e são comuns em águas tropicais e quentes. Elas são uma parte importante do ecossistema porque são consumidas por peixes, crustáceos e uma série de outros organismos – sendo também consumidas por seres humanos. Também são usadas para produzir ágares, que são substâncias gelatinosas usadas como complemento alimentar e em laboratórios de ciência.
O coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira explicou que as pessoas não precisam se alarmar e nem ter medo do contato com as plantas.
“Essas algas são habitat de diversos tipos de microcrustáceos e outros micro-organismos importantes para o bioma. O mar trouxe até ali por uma razão e vai levá-lo de volta por uma outra razão, faz parte do ciclo da vida. É proibida a retirada dessas algas, pois impactaria o bioma local, explicou.