Barcos que fazem transporte de passageiros na Ilha do Japonês recebem certificação de segurança

Embarcações foram adesivadas pela Guarda Marítima e Ambiental para atestar o cumprimento das normas previstas por lei

A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio realizou a certificação de nove embarcações que fazem a travessia de passageiros entre a área de estacionamento, na Salina Peroana, e quiosques, até a Ilha do Japonês. A adesivação dos barcos aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) e tem o objetivo de atestar o cumprimento das normas previstas pela Lei Municipal nº 1735, que estabelece diretrizes de regularização de documentos, boas condições do barco e regras de segurança, como prazo de validade dos equipamentos de navegação e coletes salva-vidas.

A certificação foi dada após uma vistoria realizada em março. O selo será válido até novembro, quando uma nova fiscalização será realizada para a alta temporada. “O grande objetivo desta ação é a segurança aquaviária, tanto dos condutores dos barcos quanto dos banhistas que frequentam a ilha. Com esse selo, todos têm a garantia que o serviço prestado está legalizado”, afirmou o superintendente da Guarda Marítima, Paulo Fernando Pinto Dias.

Ainda segundo o superintendente, a recomendação é que os frequentadores fiquem atentos ao selo. “Alertamos à população para que observe a presença do adesivo de certificação e, em caso de dúvida, acione os agentes da Guarda Marítima e Ambiental que estão sempre presentes no local de embarque”, finalizou o comandante.

A Ilha do Japonês é um dos locais mais procurados por moradores e turistas de Cabo Frio, caracterizada pela água cristalina e calma, além da proximidade com o Parque Municipal da Boca da Barra. O acesso ao local pode ser feitos através do bairro Ogiva, por onde se chega até ao estacionamento da Salina Peroana, ou feita por táxi marítimo com saída no bairro Passagem.

A sede da Guarda Marítima e Ambiental está localizada no Terminal de Transatlânticos, no final da Avenida Assunção.