Blocos de rua de Cabo Frio celebram pouco mais de uma década de fundação

Breve histórico dos blocos “União do Arrastão”, “Os Atrazados” e “Boi da Barra”

Está chegando o dia de colocar o bloco na rua e Cabo Frio aguarda pelo batuque dos tamborins, que estão sendo aquecidos para animar os quatro cantos da cidade. Neste ano, o município terá 24 blocos oficiais, conforme divulgou a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf). Entre as agremiações, algumas celebram pouco mais de uma década de fundação: “União do Arrastão”, “Os Atrazados” e “Boi da Barra”.

Bloco União do Arrastão

O “Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco União do Arrastão” foi criado em 2006 e reúne anualmente uma média de mil foliões.  Tem como cores oficiais o verde, azul vermelho e amarelo. O bloco sai na segunda-feira (24), das 18h à 1h. A contração é na Praça Major Terra, na Gamboa, localizada na Rua José Rodrigues Póvoas, com desfile pela Rua Jorge Veiga, retornando ao local de origem. Este ano o grupo vai homenagear os 30 anos do “Bloco Que Merda é Essa!”

Os Atrazados

Quem completa a maioridade em 2020 é o “Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Os Atrazados”. Foi criado por moradores da comunidade Morubá que trabalhavam na praia e não tinham tempo para aproveitar os dias de folia.

“Depois que passa o Carnaval, é a vez de quem trabalhou fazer a festa.  Com o tempo, muita gente se juntou e o bloco passou a arrastar um público de cerca de 1.500 pessoas. É a despedida “oficial” dos blocos”, explicou o presidente da agremiação, Joelson dos Santos .

O bloco sai sempre no primeiro domingo após a folia e não tem cor  específica. A concentração é na Rua Maestro Brás, bairro Morubá, a partir das 15h, seguindo até as 23h. O desfile é pela Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, sentido orla da Praia do Forte, de onde segue para a Rua Alexis Novellino, retorna pela Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos e termina no local de origem.

Bloco Boi da Barra

O “Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Boi da Barra” celebra 11 ano de fundação. A agremiação teve início com um grupo de amigos que frequentava o Bar do Edu, no canto esquerdo da Praia do Forte. O nome foi sugerido após um episódio em que a esposa de um dos rapazes o trocou por outro.

“O nome ia ser Bloco Carnavalesco Unidos do Canto do Forte, mas depois de um episódio engraçado em que um dos amigos tomou chifre por duas vezes e ainda aceitou a esposa grávida de outro, a gente resolver colocar Boi da Barra”, explicou o presidente Edu Lisboa.

O bloco arrasta de 500 a mil foliões e tem como cores oficiais o amarelo e azul. A concentração é no domingo (23), às 14h, na Avenida Almirante Barroso com desfile, de 17h às 19h, pela Avenida Litorânea, sentido Duna Boa Vista e retorno para Avenida Almirante Barroso.

Confira a programação completa em https://bit.ly/37hduOs.