Cabo Frio abre a V Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento acontece até sexta-feira (20) com palestras e debates sobre temas atuais do cenário de inovação na cidade

Teve início em Cabo Frio a V Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a solenidade de abertura foi realizada na manhã desta quarta-feira (20) no auditório da Prefeitura. Instituído em Cabo Frio por meio da Lei Nº 2.953, de 29 de agosto de 2018, até sexta-feira (20) o evento terá palestras e debates sobre temas atuais do cenário da inovação na cidade.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha, ressaltou a presença de diversos secretários municipais, vereadores e representantes das instituições de ensino, e destacou a relevância da ciência no atual momento que o Brasil atravessa.

“Nunca foi tão importante ter a ciência em primeiro lugar, principalmente no momento de descaso que o nosso país passa. É importante também reconhecermos as pessoas que trabalham com ciência em Cabo Frio, porque às vezes pensamos que isso é algo que está extremamente acima de nós, tanto geograficamente quanto intelectualmente. Mas temos na cidade pessoas que estão inovando, produzindo e criando produtos científicos, e este evento vem para mostrar isso”, declarou Rafael Peçanha.

Presente ao evento, Léo Lupi, membro do Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, falou a respeito do corte de R$ 600 milhões em recursos de pesquisa da área científica, realizado pelo Governo Federal neste mês de outubro.

“Muito importante aproveitar a abertura deste evento para citar, com muita tristeza, esse corte de 92% da área da Ciência e Tecnologia, que vai prejudicar muito o país e consequentemente as cidades do Brasil. Tenho certeza que mesmo assim, o prefeito José Bonifácio tem todo o empenho para fazer de Cabo Frio uma cidade mais inteligente, com integração cada vez maior das diferentes Secretarias, pensando em uma gestão pública cada vez mais eficiente e inovadora”, disse Léo Lupi.

O chefe de gabinete, Pedro José, esteve presente ao evento representando o prefeito José Bonifácio, e compôs a mesa ao lado de Rafael Peçanha e Léo Lupi. Além deles, a abertura da V Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação contou com a presença da secretária de Direitos Humanos e Segurança, Agláia Olegário; do secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes; de Administração, Ruy França; de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet; de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha; e da secretária da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna. Também marcaram presença os vereadores Jean da Autoescola e Rodolfo de Rui.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Ainda nesta quarta-feira, às 18h, será transmitida uma mesa redonda com o tema “A ciência e o mar (primeiro ano da Década dos Oceanos)”, com a participação de Marcelo Tardelli (Mestre em Engenharia Ambiental pelo IFF); Alex Bastos (Doutor em Dinâmica Sedimentar pela University of Southampton com Pós-Doutorado em Geofísica de Alta Resolução no National Oceanography Center); Valéria Quaresma (Doutora em Dinâmica Sedimentar – University of Southampton) e Roberto Ramos (Presidente do Projeto Mar sem Lixo).

Na quinta-feira (21), às 10h, em parceria com a Secretaria de Educação, será realizada uma Feira Universitária Virtual, apresentando as universidades locais aos estudantes de ensino médio e fundamental da rede municipal de ensino, através de vídeos produzidos pelas instituições e publicados no YouTube oficial da Prefeitura de Cabo Frio.

Já na sexta-feira (22), às 10h, no último dia do evento, será transmitida ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook, mais uma mesa redonda, desta vez com o tema “Mulheres e Meninas na Ciência”, com a participação de Raiza Monteiro Poggiali (mestra em produção, processos e dinâmicas espaciais e ambientais pela UFJF e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá); Rosana Rodrigues (Vice-reitora da UENF, doutora em Produção Vegetal pela UENF, com pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida), Anabell del Real Tamariz (Doutora em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Universidade Estadual de Campinas, professora associada da UENF, ex-diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF).

Às 15h, será realizado o encerramento oficial do evento no auditório da Prefeitura. Na atividade, haverá a entrega do Diploma Otime Cardoso dos Santos aos palestrantes e participantes das mesas redondas. Além disso, serão homenageados com o diploma, sete cientistas com destaque em diferentes áreas do conhecimento: Luiz Guilherme Scaldaferri; Acioli Junior; Joílton Mendes; Ivan Rollas; Eduardo Pimenta; Manildo Marcião de Oliveira e Gabriela Avolio.

Ainda na cerimônia de encerramento, será entregue a Medalha Professora Yone Nogueira ao maior destaque de produção científica cabo-friense no ano de 2021. A homenagem será à equipe de criação, administração e pesquisa do setor de pós-covid da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, idealizado por Tatiana Ribeiro, fisioterapeuta e coordenadora de Reabilitação Hospitalar. O setor de pós-covid é o primeiro da região e do interior do estado do Rio de Janeiro, e se tornou objeto de estudo e pesquisa para produção de artigos científicos.