Prefeitura de Cabo Frio paga triênios e anuncia mudança de nível para 1300 servidores efetivos da Educação

Profissionais também receberam o vale transporte do mês de outubro, de forma antecipada, e as unidades escolares receberam repasses do PDE e PMAE

A Prefeitura de Cabo Frio atualizou o pagamento de triênios e mudança de nível para servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 1.371 profissionais receberam o total de R$ 1.235,324,02 em benefícios referentes aos primeiros nove meses de 2021. Os benefícios estavam congelados desde o mês de dezembro de 2020.

O pagamento de direitos aos colaboradores é uma das promessas da atual gestão, na busca por valorização dos servidores da educação. Desde setembro, os triênios e mudanças de nível estão sendo atualizados automaticamente, conforme o servidor tenha direito aos valores.

Além dos montantes creditados, 4.632 profissionais receberam, de forma antecipada, no dia 25 de setembro, o salário daquele mês, somando um total de R$ 15.665.568,13. Para os servidores efetivos foi repassado, ainda, o vale transporte referente ao mês de outubro, no valor de R$ 57.036,10. O pagamento do benefício para deslocamento dos profissionais, creditado sempre no mês anterior, é meta estipulada pela atual gestão da Secretaria de Educação, desde a posse em julho deste ano.

As unidades escolares receberam, também no mês de setembro, o total de R$ 303.994,00 em verbas do PDE (Programa Dinheiro na Escola) e R$ 307.014,00 em repasses do PMAE (Programa Municipal de Alimentação Escolar). A transferência de recursos do PDE deve ser utilizada pelos diretores, por meio dos Conselhos Escolares, para custear despesas como manutenção básica, limpeza e higiene, material de papelaria, serviços de internet e produção do material didático do ano letivo corrente. Já em relação ao PMAE, os valores são para utilização na aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar.

Ambos programas têm origem nos recursos próprios do governo municipal. A distribuição dos valores é realizada com base no número de alunos matriculados em cada escola, no caso do PDE. Os valores do PMAE têm como base de cálculo o número de refeições servidas na unidade escolar, no mês anterior.

“Temos muito a avançar para que a rede municipal de Cabo Frio alcance a excelência que buscamos. Os desafios são grandes, mas a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em buscar soluções para as adversidades que se apresentam. Estamos honrando os compromissos de campanha do prefeito, de manter os salários e benefícios em dia, proporcionando bem-estar aos servidores da educação”, comentou a secretária de Educação, Elicéa da Silveira.