Médicos e enfermeiros foram capacitados nesta segunda (5), e atendimento já começa nesta terça (6) nas unidades de saúde
A partir desta terça-feira (6) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cabo Frio passarão a oferecer tratamento e acompanhamento dos casos de sífilis. Para isso, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde da cidade, que atuam na Atenção Básica, receberam treinamento nesta segunda-feira (5). A capacitação aconteceu de forma on-line, e teve como objetivo descentralizar as ações de cuidado ampliando o acesso à população, e permitindo ainda o rastreamento da doença em gestantes durante o pré-natal.
“A descentralização irá contribuir para a adesão e continuidade do tratamento, principalmente, neste momento que as unidades de saúde passaram a realizar testes rápidos de diagnóstico da doença. Entendemos que o médico do bairro, que atende o paciente na Atenção Básica, pode oferecer o acompanhamento e acolhimento necessários. A melhoria na saúde começa no cuidado na atenção primária” explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.
Atualmente, o tratamento e acompanhamento é realizado no Hospital Dia. Com a ampliação, a população passa a ter acesso também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Após o diagnóstico, o paciente será acompanhado pelo médico da unidade de saúde e lá mesmo receberá toda a medicação.