Cabo Frio amplia testagem rápida para detectar doenças sexualmente transmissíveis

Profissionais de saúde receberam capacitação nesta terça-feira (15)

Nesta terça-feira (15), enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde de Cabo Frio receberam treinamento para realizar testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatite B e C. O objetivo é ampliar o acesso da população aos exames de diagnóstico seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, com estratégias de acesso, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis.

Atualmente os exames para diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis são realizados nas Estratégias Saúde da Família (ESF), Hospital da Mulher e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Com a ampliação, a população passará a ter acesso aos exames também nas unidades do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS). As unidades estão sendo estruturadas para iniciar os atendimentos.

No curso, além de serem capacitados para execução do exame, os profissionais de saúde também foram orientados quanto ao acolhimento, aconselhamento pós-teste, entrega de resultado e encaminhamento, caso necessário, para os serviços de referência com garantia da continuidade do cuidado com a saúde.

“O bom acolhimento colabora para o vínculo entre paciente e profissional de saúde, o que significa um tratamento de forma mais efetiva. A melhoria da saúde da cidade começa com um bom atendimento, de fácil acesso, na Atenção Básica. É o que buscamos com a ampliação de mais esse serviço para a população”, explica Felipe Fernandes, secretário de Saúde.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.