Cabo Frio amplia vacinação contra gripe Influenza para toda a população

Calendário será escalonado para evitar aglomeração nas Unidades de Saúde

A partir desta semana, a Prefeitura de Cabo Frio inicia o novo calendário para vacinação contra o vírus da gripe. Para evitar aglomeração nas Unidades de Saúde, a imunização contra a influenza será de forma escalonada para atender toda a população cabo-friense.

O calendário inicia nesta quarta-feira (14) e segue até o dia 28 de julho atendendo crianças de 6 meses aos jovens de 17 anos. Entre os dias 21 e 30 de julho, será a vez das pessoas de 51 a 60 anos. Entre os dias 28 de julho e 10 de agosto serão imunizadas as pessoas de 41 a 50 anos. Entre os dias 10 e 18 de agosto, serão atendidas pessoas entre 31 e 40 anos. Finalizando a campanha, entre os dias 18 e 30 de agosto, devem se imunizar as pessoas entre 18 e 30 anos.

Promovida pelo Ministério da Saúde em todo Brasil, a imunização começou no dia 14 de abril e aconteceu em três fases. Nesse período, vacinou apenas 33,2% da meta para imunização contra influenza do público-alvo formado por crianças até seis anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos e professores

A terceira fase encerrada na sexta-feira (9) atendeu pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, privadas de liberdade, e ainda adolescentes em medidas socioeducativas, caminhoneiros, além de trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, forças armadas e de segurança e salvamento.

Para se vacinar contra a gripe, em Cabo Frio, o cidadão deve apresentar a caderneta de vacinação, comprovante de residência, documento de identificação com foto ou cartão do SUS.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE E CONTRA A COVID-19

Cabo Frio realiza, ainda, em paralelo à vacinação contra a gripe, a campanha de imunização contra a Covid-19. Por isso, a Prefeitura orienta a população que, de acordo com o informe Técnico do Ministério da Saúde, quem faz parte do grupo prioritário das duas vacinas, dê preferência ao imunizante contra Covid-19, e só depois à aplicação da vacina contra a gripe, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Para evitar aglomerações nos postos de saúde, e cruzamento entre os públicos-alvo contra a gripe e contra o coronavírus, o município destacou 12 unidades de saúde para servir exclusivamente como postos na campanha contra Influenza, que funcionam de 9h às 16h.

ONDE SE VACINAR CONTRA A INFLUENZA:

• Casa da Criança – ao lado do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança
• Centro de Saúde Oswaldo Cruz – R. Florisbela Roza da Pena, s/nº – Braga
• ESF Vila do Sol – Rua 3 nº 246