Cabo Frio apresenta saldo positivo na geração de empregos formais, segundo o Caged

Trabalho focado na atração de novas empresas apresenta resultados que estão mudando a realidade do município

O empenho da Prefeitura de Cabo Frio, na gestão do prefeito José Bonifácio, em recuperar a economia e gerar emprego e renda, está apresentando resultados positivos. Mesmo com restrições causadas pela pandemia da covid-19, o município fechou o período entre janeiro e dezembro de 2021 com o saldo de 2.444 vagas de trabalho criadas. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A conclusão veio a partir da análise agregada de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) via plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que congrega os dados do Caged.

O setor de serviços foi o mais aquecido ao longo dos 12 meses do ano passado, quando foram gerados 1.344 empregos formais. No comércio varejista, foram gerados 884 empregos de carteira assinada; enquanto no setor industrial, houve saldo positivo de 214 postos de trabalho, entre admissões e dispensas.

Segundo o secretário municipal de Governo, Davi Souza, esse resultado reflete a confiança dos empresários para novos investimentos em Cabo Frio, colaborando para a geração de postos de trabalho.

“É neste sentido que buscamos efetivar incentivos fiscais que não impactem a receita municipal, através de leis como o Polo de Desenvolvimento Econômico e a Lei Municipal de Incentivo Fiscal. Além disso, é inegável que a confiança dos empresários foi restabelecida com o pagamento em dia dos servidores municipais. É garantia de receita girando na cidade”, afirma o secretário.

NOVAS EMPRESAS, MAIS EMPREGOS

Em movimento para trazer grandes empresas, Cabo Frio ganhou, em outubro do ano passado, uma unidade do Hotel Sesc, com estimativa de receber cerca de 190 mil hóspedes por ano. O empreendimento, inicialmente gerou 50 empregos diretos para o município, número que segue em crescimento.

Já em novembro do ano passado, chegou à cidade uma filial das Lojas Pernambucanas, que é uma das principais redes de varejo do Brasil. Com a abertura da loja, o município gerou 66 novos postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. Já em dezembro, foi a vez do Magazine Luiza inaugurar a filial, também no Centro da cidade, gerando mais de 80 vagas de emprego.

A Prefeitura está trabalhando na implantação do Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio. A Lei Municipal N° 3306/2021 já foi sancionada. Agora a regulamentação do polo está em fase de preparação, com a elaboração do Edital de Licitação. A expectativa é de que neste ano, assim que ocorrer o processo licitatório, a implantação das empresas será imediata.