Cabo Frio avança na luta pelos direitos das pessoas com deficiência

Em dois anos de criação, o Gae aumentou de quatro para oito o número de participantes

O Grupo de Ações Estratégicas (Gae), responsável pela luta das pessoas com deficiência em Cabo Frio, realizou o primeiro debate do ano. O grupo, formado por oito associações, participou do encontro para preparar a reunião que acontecerá no próximo dia 28 e definirá um novo caderno de propostas e um calendário único de atividades. O lema para o ano de 2020 é “Unir para fortalecer e consolidar”.

Em dois anos desde a criação, o Gae aumentou de quatro para oito o número de participantes. As associações são representadas no grupo de trabalho pelos respectivos presidentes. São elas, a Associação dos deficientes de Cabo Frio (Adecaf), Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae), Centro de Inclusão Social do Deficiente Visual (CISDV), Associação dos Surdos da Região dos Lagos (Assurlagos), Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Cabo Frio e Região dos Lagos Casa Azul( APPAA CASA AZUL), Associação de Defesa dos Direitos da Pessoa com Sindrome de Down (ADDPSD21), Casa de Apoio à Familia do Deficiente (Cadefamd) e Mães Coragem- Associação de Pais e amigos dos Autistas.

Segundo o superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Kleber Veríssimo, pasta pioneira na história de Cabo Frio, todo o planejamento organizado em 2018 foi cumprido em 2019. Feito que pretendem repetir em 2020.

“Atuamos junto ao Gae, reativando a associação e ativando o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município, auxiliando na criação da Comissão da Câmara e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Queremos avançar e organizar o movimento apresentando propostas nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer, além do turismo. Estamos conseguindo ampliar e unir o movimento de luta das pessoas com deficiência de Cabo Frio”, comemorou.