Em virtude da pandemia da Covid-19, foram mantidos apenas os atos religiosos no Canto do Forte
Devotos de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá realizaram uma homenagem nesta terça-feira (02) com a tradicional entrega do “Presente às Águas”, evento organizado pelo Ilê Asé Parque São Jorge, com apoio institucional da Prefeitura de Cabo Frio e demais parceiros. Com a pandemia da Covid-19, a comemoração aconteceu no Canto do Forte e foi limitada aos festejos religiosos que saudavam a santa padroeira dos pescadores e a orixá cultuada como rainha do mar. Neste ano, o evento completou 16 anos de realização em Cabo Frio.
“Em tempos tão difíceis a pandemia veio trazer a união e o ensinamento entre as pessoas. Anualmente temos o evento no Canto do Forte. Esse ano estamos um pouco limitados, mas nunca distantes da nossa fé. Em Cabo Frio, vemos um governo que já se mostrou aberto a ouvir a todas as religiões, a respeitar e combater agressões. Nosso objetivo é agregar valor”, disse o Babalorixá Alex Guaraná, citando o comprometimento do prefeito José Bonifácio com o combate à intolerância religiosa.
Com a programação limitada em decorrência da Covid-19, a homenagem foi iniciada com uma carreata que levou adeptos e devotos do Jardim Esperança até a Praia do Forte. No local, cânticos e orações precederam a entrega do presente às águas, com um barco saindo em direção ao alto mar levando oferendas. Completando as homenagens religiosas do dia, a Igreja Católica Brasileira celebrou missa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes com transmissão pelas redes sociais.
Moradora do Guarani, Ana Luiza Ribeiro destacou a importância do apoio a eventos que reforçam a cultura e a fé.
“É com muita satisfação que a gente vê esses movimentos culturais se fortalecendo, trazendo a fé e a tradição. Bom saber que essa valorização acontece até mesmo pelo Governo de Cabo Frio, que de forma simbólica apoia e incentiva essas manifestações”, contou Ana Luiza.



