Cabo Frio começa a atender chamados de emergência médica domiciliar pelo 192

Serviço funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita

A Prefeitura de Cabo Frio acaba de disponibilizar um novo canal para atendimento de emergência médica domiciliar: o telefone 192 passa a funcionar 24 horas por dia, com ligação gratuita. A instalação do serviço representa um grande avanço no atendimento e na prestação do serviço de saúde em Cabo Frio e Tamoios, oferecendo facilidade no contato do cidadão com a Central Reguladora de Ambulância.

“Em fevereiro realizamos 275 atendimentos somente de resgate. A previsão é de que esse número aumente com o novo canal de comunicação, trazendo agilidade e garantindo ainda mais saúde para o cabo-friense”, explica Gabriel Sabino de Aguiar, coordenador geral da Central Reguladora de Ambulâncias.

Criada em maio de 2020, a Central funcionava apenas com um número de telefone fixo tradicional, e o contato, na maioria das vezes, era feito pelo Corpo de Bombeiros, que comunicava os profissionais de plantão no dia.

Além da implantação do novo canal de atendimento, a Prefeitura também aumentou em 50% o corpo técnico de Enfermagem, e em 25% o número de enfermeiros. Agora a Central opera com 108 profissionais e mais 34 socorristas, e conta com duas ambulâncias para resgate, outras três equipadas com UTI e mais 17 básicas para apoio.

A Central Reguladora de Ambulância realiza, ainda, suporte no primeiro e segundo distrito na transferência e remoção de pacientes graves, estáveis e para tratamento fora do domicílio (TFD) para todo estado.