Barreiras em conjunto com municípios vizinhos fecham acessos a Cabo Frio

Acessos à Região dos Lagos foram restringidos para evitar a entrada de turistas em momento crítico da pandemia

A partir desta sexta-feira (26), quatro barreiras de acesso passam a restringir a entrada de turistas em Cabo Frio. O objetivo é controlar o fluxo de pessoas nos próximos dias, em virtude do agravamento da pandemia e da pausa sanitária de dez dias decretada no Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Cabo Frio integra a ação conjunta com municípios vizinhos. Os pontos de bloqueio estão localizados nos territórios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Casimiro de Abreu. Toda a operação conta com o apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV) e do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Para passar pelas barreiras e entrar em Cabo Frio, as pessoas devem apresentar comprovante de residência, IPTU 2021 ou a escritura do imóvel, que estejam no nome de um dos ocupantes do veículo; para quem trabalha no município, é necessário comprovar o vínculo empregatício. Vouchers de hospedagem também são aceitos, já que os hotéis podem atuar com 50% da capacidade, mas a Prefeitura de Cabo Frio reafirma a proibição completa de acesso a qualquer praia do município enquanto o Decreto 6.499/2021 estiver em vigor.

As barreiras sanitárias intermunicipais vão funcionar até o dia 4 de abril. Por conta da ação conjunta, os bloqueios que ficavam na Avenida América Central e na Avenida Wilson Mendes, em Cabo Frio, foram remanejadas.

A partir de agora, uma das fiscalizações está montada na RJ-106, logo após a saída da Via Lagos, em São Pedro da Aldeia, onde há apoio de agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio. O bloqueio conta também com apoio da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BaeNSPA).

Já entre Búzios e Cabo Frio, a barreira sanitária está montada no entroncamento entre a Rodovia Amaral Peixoto e a RJ-102, na altura de Campos Novos, que dá acesso a Búzios, Cabo Frio, fazendo ligação com o Rio de Janeiro e outras cidades. A estrutura também conta com agentes da Guarda Municipal cabo-friense. No limite entre Cabo Frio (Tamoios) e Casimiro de Abreu (Barra de São João) e Tamoios também está montada outra barreira sanitária. Também há barreira em Arraial do Cabo, na altura do distrito de Monte Alto.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Cabo Frio, e atual coordenador do Comitê Executivo de combate ao coronavírus no município, Jefferson Buitrago, as barreiras estão funcionando bem e atendendo ao objetivo que é conter a entrada de visitantes na Região dos Lagos, durante a pausa sanitária de dez dias decretada pelo Governo do Estado.

“Essa é uma ação conjunta entre os municípios, que já está apresentando o resultado esperado. Toda a região está enfrentando um momento crítico no sistema de saúde, por conta da pandemia e da alta taxa de ocupação de leitos. Por essa razão, é necessária esta forte restrição no acesso a Cabo Frio e aos demais municípios”, afirma Buitrago.