Cabo Frio comemora 404 anos com hasteamento da Bandeira Azul

A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul para temporada 2019/2020, na Praia do Peró, será nesta quarta-feira (13), quando Cabo Frio comemora 404 anos de fundação. Junto com a certificação virá uma série de atividades históricas, esportivas e shows.

A celebração começa nesta terça-feira (12) com uma edição especial do Pôr do Sol Histórico, com tributo ao baião e ao forró e poesias de Ferreira Gullar, a partir das 17h30, na Praia do Peró. Na parte histórica, o tema será “Cabo Frio e o tráfico negreiro”, ressaltando o contexto nacional e local e destacando a Praia do Peró, que foi um dos pontos de desembarque ilegal de escravos na região.

Na quarta (13), as atividades no Peró terão início às 8h com “corrida azul” e jogos com bambolê, cordas e brincadeiras entre as crianças, organizado pela equipe do Projeto Caravana dos Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer. Está confirmada a presença das crianças da Ong do Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (CAJEF).

No local estarão instaladas tendas de projetos ambientais. A Banda de Música da Marinha do Brasil dará início a cerimônia oficial do hasteamento da bandeira. O encerramento será às 14h, com show do cantor Tom Zahir.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do município, o dia do aniversário também terá uma edição especial do projeto Caminhos da História com passeio de ônibus pelo Centro, Praia do Forte, Passagem e Convento Nossa Senhora dos Anjos (MART). Uma historiadora contará a história da cidade. O ponto de partida será na Praça Porto Rocha às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16 horas.

Ainda haverá Caminhos da História Náutico com passeio de barco pelo Canal do Itajuru. Os barcos sairão às 8h30 e às 14h, do Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal. As atividades a pé fazem parte do roteiro do projeto Caminhos da História Cívico, com saída da Praça Porto Rocha, às 10h30 e às 15h, seguindo o seguinte trajeto: Prefeitura; Câmara de Vereadores; Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome; Corpo de Bombeiros; Obelisco da Praça Porto Rocha; Rua Érico Coelho e subida do Morro da Guia.

Todas as atividades serão gratuitas e para os passeios de ônibus e de barco as vagas são limitadas. As inscrições para o ônibus deverão ser feitas no dia do evento, na tenda montada na Praça Porto Rocha e para o Caminhos da História Náutico a partir do dia 09/11 (sábado), no CAT (Central de Atendimento ao Turista), do Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal.

Na Praça da Cidadania também terá atividade, das 10h às 18h, realizada pela Caravana do Esporte junto com o projeto Recrear, o Serviço Social do Comércio (SESC)  e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). A programação acontecerá das 10h às 18h.

A Caravana do Esporte estará com brincadeiras e jogos como: amarelinha africana, pular corda, Z-BOL, entre outras brincadeiras. Já o Projeto Recrear terá: badminton, mini tênis, tiro com arco, futevôlei, minibasquete, tendo no espaço kids, amarelinha, dominó, memória e dardos, enquanto no espaço jogo será ofertado futebol de moeda, pinball e uno. Pelo SESC, jogo do tapete e mesa clínica de orientação de saúde bocal, e jogo de tabuleiro gigante com temática de saúde bucal. O PELC estará desenvolvendo as seguintes oficinas: capoeira, danças, teatro, violão, jogos lúdicos referentes ao futebol, ginástica e zumba.

Programação de shows

A Prefeitura, numa promoção com a Rádio Litoral FM e apoio do empresariado local, preparou uma programação especial de shows. Até sábado (16), o público poderá conferir os artistas locais e consagrados que irão se apresentar em dois palcos, montados na Praia do Forte e em Tamoios, com shows para todas as idades e estilos. Todos os dias o evento começa às 19h, com DJs da região.

Nesta quarta (13), quem abre a festa na Praia do Forte é a banda Rabuja, que promete esquentar o público para a atração principal da noite, o cantor Diogo Nogueira.  Em Tamoios, o palco será comandado pela cantora teen Duda Soares, ex-The Voice Kids.

Na quinta-feira (14), os shows na Praia do Forte ficam por conta de André Viana e Raylane Mendes, e do pagodeiro Felippe Secco. Já em Tamoios, a cantora Nagza Reis comandará a festa.

No dia 15, sexta-feira e feriado da Proclamação da República, o cantor Naldo se apresenta na Praia do Forte, seguido pela revelação do sertanejo, João Gabriel.  Em Tamoios, o show ficará por conta do cantor Josiel Maia.

Fechando as comemorações, no sábado (16), a programação pop conta com a cantora Juliana Gorito, ex-The Voice Kids, e com o balanço do grupo Melanina Carioca, que se apresentam no palco da Praia do Forte.