Cabo Frio comemora a Semana do Meio Ambiente com abraço à Ilha do Japonês

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, realizou neste sábado (8) um evento em comemoração ao meio ambiente. Mais de 500 pessoas foram envolvidas na ação que teve culminância com um abraço à Ilha do Japonês. O Prefeito Dr. Adriano Moreno foi o anfitrião e chegou de barco à ilha.

Tudo foi organizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente e envolveu ONGs, empresários, sociedade civil organizada e estudardes da rede municipal. No ponto de encontro foi montada uma grande tenda onde foi oferecido, aos convidados, café da manhã.

Em seguida os organizados, convocaram as pessoas para irem em direção à ilha. Muitos seguiram o caminho andando dentro da água, outras pegaram os barcos que participaram como voluntárias para travessia. O clima era de união em prol do bem maior que é a natureza.

A ilha do Japonês, aos poucos, foi sendo abraçada por pessoas de todas as idades e tribos. De mãos estendidas, os elos iam se formando e criando a força da união. “A Ilha do Japonês, e todo o entorno, é patrimônio da região. Temos que conhecer para aprender a preservar” – declarou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio.

Em seguida, todos foram convidados para a trilha no Parque Municipal da Boca da Barra. Foi pedido para os participantes a doação de 1kg de alimento não perecível e foram recolhidos 100kg. Todo o alimento arrecadado será destinado ao Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (Cajef).  Na caminhada foi feita coleta de lixo como forma de consciência ambiental e uma tonelada foi o saldo retirado do meio ambiente.

O Prefeito Dr. Adriano Moreno, agradeceu a manifestação solidária de todos que reservaram um tempo do dia para o ato de conscientização. “É importante lembrar que sem o meio ambiente não existe vida”, declarou.

Quem não pode participar tem nova oportunidade, neste domingo (9) acontece a limpeza do Mangue da Boca da Barra (Ilha do Japonês). A concentração acontece às 8h, com café da manhã, e às 9h começa o evento.