Cabo Frio completa 3 meses de imunização contra a Covid-19

Quase 21 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina

Nesta terça-feira (20) Cabo Frio completou três meses da Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus. No período, 20.873 pessoas dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde receberam a primeira dose da vacina, e 5.379 receberam a segunda.

A imunização iniciou em 20 de janeiro para idosos acima de 90 anos. Nesta semana, o município atingirá a faixa etária de 63 anos para primeira aplicação e 72 anos ou mais para segunda.

“O município segue o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A vacina entregue pela Secretaria de Estado de Saúde vem com informe técnico direcionando o grupo prioritário para receber o imunizante. Por isso, o avanço do calendário depende do envio de doses pelo Governo do Estado”, explicou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Desde o início da campanha de vacinação, Cabo Frio recebeu 38.820 doses de vacina para primeira aplicação e 25.185 para segunda aplicação oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Felipe esclarece que a diferença entre a quantidade de vacina recebida e a de doses aplicadas acontece devido ao intervalo necessário entre as duas doses de cada laboratório.

“A quantidade destinada para a primeira e a segunda dose é especificada na nota técnica entregue em cada remessa proveniente da Secretaria de Estado de Saúde. No caso da vacina Oxford/AstraZeneca, o intervalo necessário é de três meses, enquanto no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) o prazo varia entre 21 e 28 dias”, esclareceu.

A imunização envolve diversos setores da Prefeitura. Somente na Secretaria de Saúde são pelo menos 150 profissionais por dia trabalhando em várias áreas para a vacina chegar até a população.

“A vacinação é fundamental para que todos possamos retomar as atividades cotidianas. Precisamos estancar a circulação do vírus não só com a vacina mas, principalmente, com as medidas de prevenção e higiene. Temos trabalhado diariamente para imunizarmos toda nossa população o quanto antes”, diz Felipe Fernandes.

Para cada dia de vacinação são mobilizados profissionais como enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, motoristas, superintendentes, coordenadores e supervisores, equipe de logística e manutenção, de divulgação, de segurança e de estatística entre outros.

IDOSOS SÃO PRIORIDADE NA VACINAÇÃO

Desde que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 teve início, Cabo Frio vem imunizando integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase foram os profissionais de saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência que vivem em instituições, quilombolas e indígenas, que totalizam cerca de 8 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nesta segunda fase, o Governo Federal incluiu os idosos de 60 anos ou mais, que em Cabo Frio representam 37.267 pessoas. Devido à escassez de vacina, o cronograma nacional precisou ser fracionado em faixas etárias, com a imunização sendo feita conforme o recebimento das doses da vacina, enviadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.