Cabo Frio reforça trabalho de organização da administração pública

Quitar os salários deixados em atraso por gestões anteriores vem sendo prioridade

Assim que tomou posse como prefeito eleito, em 1º de janeiro de 2021, José Bonifácio deu uma missão ao novo secretário de Administração de Cabo Frio, Ruy França: trabalhar para quitar as dívidas com os servidores, herdadas de governos anteriores, e buscar ainda mais funcionalidade para a máquina pública. E a missão vem sendo cumprida.

Ao longo dos primeiros 100 dias de governo, além de pagar os salários dentro do mês trabalhado, o governo municipal também quitou o 13º de 2016 de aposentados e pensionistas, o salário de dezembro mais um terço de férias da Educação, e o 13º de 2020 de aposentados e pensionistas, efetivos da Saúde e servidores em auxílio doença.

“Temos seguido as orientações do prefeito José Bonifácio. A prioridade dele é para que os nossos esforços se voltem para os pagamentos dos servidores, é muito importante que o trabalho se direcione primeiramente para esse objetivo. Temos trabalhado muito para dar esse suporte para o Zé, sinalizando onde e como podemos fazer os movimentos necessários para que se consiga cumprir a meta estabelecida de, possivelmente até maio, honrar os compromissos em aberto com os servidores”, disse o secretário de Administração, Ruy França, um dos responsáveis por abrir o diálogo junto aos sindicatos para a negociação dos valores em aberto deixados pelas gestões anteriores.

O secretário destacou ainda o trabalho para manter em funcionamento o cotidiano da Prefeitura, reunindo embasamento financeiro e gestão de serviços.

“Aqui na Secretaria aproveitamos boa parte dos servidores efetivos para manter essa continuidade na prestação dos serviços da Prefeitura. Essa é uma iniciativa de valorização dos profissionais, mas também uma ação que faz com que a gente consiga ter essa máquina funcionando, de acordo com as metas estabelecidas, num menor espaço de tempo”, destacou.

CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES

Trabalhando em parceria com os demais setores públicos, a Secretaria de Administração promoveu rodadas de capacitação dos servidores, abordando atividades licitatórias, legislação e normativas de controle interno e externo. O trabalho, que teve o objetivo de partilhar os conhecimentos e evitar o possível retrabalho, alcançou todas as secretarias municipais.

“Nosso objetivo é ter uma unidade de procedimentos em todas as Secretarias. Por isso elaboramos essa capacitação para melhorar o curso de processos na Prefeitura. Todas essas alterações e ideias procuramos compartilhar com a Controladoria-Geral e com a Procuradoria-Geral. A capacitação de servidores entrou na nossa meta de 60 dias com objetivo de simplificar os protocolos internos, reduzindo a burocracia e buscando dar maior celeridade e confiabilidade nas rotinas. Em menos de 100 dias conseguimos capacitar funcionários de todas as Secretarias Municipais” afirmou Ruy.

TRAMITAÇÃO DIGITAL DOS PROCESSOS

Em busca de diminuir a burocracia interna, respeitando a legalidade, a Secretaria de Administração deu início aos estudos para a criação de um sistema digital que permita o acesso e tramitação de processos, sem deslocamento, e diminuindo o uso de processo físico. Tal serviço deve ainda aproximar e facilitar o dia-a-dia dos cabo-frienses do segundo distrito, que poderão futuramente consultar de forma melhor os processos e seu andamento.

“Dentro do cronograma de trabalho que imaginávamos, estamos planejando ações que prestem melhores serviços ao cidadão, adequando a estrutura, gerando economia de recursos e trazendo tecnologias que desburocratizem o cotidiano, dando agilidade ao atendimento. Esse funcionamento precisa ter o tripé de eficiência, política de austeridade e prestação de serviço ao servidor”, reforçou.

O secretário destacou, ainda, a importância da unidade governamental, reforçando a ação integrada e conjunta do governo.

“A escolha do prefeito José Bonifácio por um governo paritário, com grande presença de mulheres e pessoas negras no primeiro e segundo escalões, mostra esse ideal de união e representatividade. É claro para todos nós que não existe a gestão do Ruy França, existe o governo municipal que busca o melhor para Cabo Frio, em todas as pastas”, finalizou.