Cabo Frio dá início à campanha nacional contra a Influenza

Começou nesta terça-feira (24), em Cabo Frio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A Secretaria de Saúde do município abriu 26 unidades para a vacinação da população na campanha. Neste primeiro dia houve muita procura nos postos de saúde pela vacina, que este ano, protege contra três tipos de vírus da gripe (influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket). No entanto, a Secretaria de Saúde alerta que não há necessidade de correria já que a campanha só termina no dia 1º de junho.


SAIBA MAIS:

Saúde divulga relação de postos de vacinação contra a Influenza

São Jacinto recebe mutirão contra o Aedes aegypti

Saúde de Cabo Frio participa de Campanha Nacional contra a gripe


A meta do Ministério da Saúde para este ano é vacinar 90% do público-alvo, que no município representa 46.966 pessoas. O Ministério da Saúde marcou para 12 de maio, um sábado, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação.


Os grupos prioritários para receberem a dose são crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica (especificando qual doença que lhe confere o direito à vacina), povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumpram medida socioeducativa, além de idosos, como o aposentados Maurício Lima de Souza, de 71 anos, e Gilberto Gonçalves Ferreira,de 64, que garantiram a imunização no Posto de Saúde do Itajurú.


Anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Após autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunológico começa a ser produzido e entregue nas unidades de saúde. Este processo dura, em média, seis meses. Para este ano, a dose protege contra a influenza A/H1N1, a influenza A/H3N2 e a influenza B/Thuket.


A relação dos postos de vacinação em Cabo Frio é a seguinte:


Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga)

ESF Angelim

ESF Boca do Mato

ESF Florestinha

ESF Gamboa

ESF Guarani

ESF Jacaré

ESF Jardim Caiçara

ESF Jardim Nautilus

ESF Jardim Peró

ESF Manoel Corrêa

ESF Maria Joaquina

ESF Monte Alegre

ESF Nova Califórnia

ESF Peró

ESF Praia do Siqueira

ESF São Jacinto

ESF Tangará

ESF Vila do Ar

ESF Vila do Sol

ESF Vila Nova

Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)

PAM de Santo Antônio

PS Itajuru

PS Unamar

UBS Praia do Siqueira


Transmissão do vírus

O Ministério da Saúde informa que a transmissão do vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.


O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.


Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.