Cabo Frio elege novo presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente

Eleição foi realizada na quinta-feira (11), no auditório da Guarda Civil Municipal.

Na quinta (11), Cabo Frio elegeu Carlos Leal como novo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cabo Frio (CMDCA). A eleição foi realizada em assembleia extraordinária do órgão, no auditório da Guarda Civil Municipal, em São Cristóvão. O mandato começa nesta sexta-feira (12) e tem duração de um ano, podendo haver recondução por mais um ano.

“A minha intenção no CMDCA é fazer que o conselho evolua e consiga executar o que realmente ele se propõe. Vou buscar, durante esse ano na presidência, deixar frutos a curto, médio e longo prazo. Conto também com ajuda de todos”, disse Carlos.

Participaram da assembleia representantes do Poder Público e da sociedade civil, além da secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, o coordenador do 3° setor, Anderson Macleyves, e a promotora da Infância e Juventude de Cabo Frio, Luciana Nascimento Pereira.

Para a vice-presidência foi indicado Anderson Lopes, conselheiro pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, e que ocupou a presidência desde setembro de 2021.

O CMDCA Cabo Frio é um órgão colegiado de caráter deliberativo, controlador e fiscalizador das ações da política de atendimento à criança e ao adolescente no município. Atualmente, é formado por 10 representantes de órgãos do Poder Público e da sociedade civil, de forma paritária.

A atual composição inclui representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Segurança e Adjunta de Esporte e Lazer; da APAE Cabo Frio, do Grêmio Samburá, da APPAA Casa Azul, do Instituto Camille Flamarion e da Rede do Bem.

As entidades da sociedade civil foram eleitas em dezembro do ano passado para um mandato de dois anos. Já a representação do Poder Público é de atribuição do Poder Executivo, de acordo com a Lei Municipal nº 2.990/2018.