Cabo Frio ganha novas sinalizações viárias e cicloviárias

Programa de recuperação de calçadas também já teve início

Quem costuma andar de bicicleta em Cabo Frio já pode trafegar com mais segurança em alguns trechos da cidade. É que a Prefeitura vem trabalhando na implantação de novas sinalizações cicloviárias. A ação é mais uma promessa de campanha que começou a ser cumprida logo nos primeiros 30 dias de governo, e será levada para outros trechos ao longo dos próximos meses.

O trabalho começou a ser feito pela ciclovia da Avenida Júlia Kubitscheck, que ganhou sinalização horizontal e vertical. Na ação também foram sinalizados oito travessias em cruzamentos rodocicloviários, dando continuidade ao deslocamento do ciclista com mais segurança, além de pinturas de pictogramas, linhas longitudinais, revitalização de faixas e sinalização e instalação de sinalização vertical. Nos próximos meses serão feitas demarcações na ciclovia da Praia do Forte, e iniciada a sinalização da ciclovia em Tamoios.

“Também em janeiro implantamos uma intervenção viária na Rua Nicanor Pereira Couto, na Vila Nova, que era mão dupla e se tornou mão única no sentido da Avenida Teixeira e Souza. Para isso realizamos pintura de faixa longitudinal de proibição de estacionamento, sinalização de lombadas, criação de faixa de canalização, linhas de retenção e instalação de sinalização vertical”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, lembrando que na mesma época deu início à recuperação da calçada de pedra portuguesa na orla do Canal do Itajuru.”

Outra ação dos primeiros 30 dias de governo na área de mobilidade urbana foi o início dos serviços de manutenção e reparo de emergência da sinalização semafórica. Segundo Buitrago, a pane nos semáforos de Cabo Frio acontece devido há anos de abandono que causaram avançado estado de degradação na maioria das estruturas e componentes eletrônicos e elétricos.

“Importante ressaltar que todas as manutenções, reparos e implantação de sinalizações feitas até agora foram com recursos próprios, utilizando materiais que já tínhamos no galpão”, destacou Buitrago.

O retorno da barca de travessia da Rua dos Biquínis para o Boulevard Canal foi outra ação tomada pelo novo governo municipal logo nos primeiros dias de janeiro. Em 30 dias, cerca de 3.226 passageiros utilizaram a barca. Deste total, 20% eram moradores da cidade e 80% turistas.

O Terminal de Ônibus de Turismo continua funcionando, mas seguindo todas as normas e critérios de prevenção a Covid-19, estabelecidas através de Decretos. Nos primeiros 30 dias deste ano o local recebeu 98 veículos, número muito abaixo do registrado no mesmo período do ano passado devido à pandemia.

Aproveitando o baixo movimento, algumas melhorias da estrutura foram realizadas com o intuito de fornecer melhor segurança para os veículos, funcionários e turistas. Foram feitas limpeza do pátio, iluminação externa, limpeza de fossa e instalações de novas lixeiras.

Mas, se no terminal de Ônibus de Turismo o movimento caiu, o número de notificações emitidas no Estacionamento Rotativo aumentou significativamente. Durante os 31 dias de janeiro foram emitidas 31.843 notificações. Destas, aproximadamente 60% já foram regularizadas. O restante será analisado e convertido em multa por estacionamento irregular.

“Também aproveitamos o mês de janeiro para coordenar operações de combate à atuação de flanelinhas na Praia do Forte. Para isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar”, finalizou Jefferson Buitrago.