Nesta terça-feira (3), Cabo Frio dará mais um passo significativo na proteção à infância e adolescência com a inauguração do Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (CAI). O novo equipamento, localizado na Rua Florisbela Rosa da Pena, Braga, ao lado do Hospital da Mulher, será inaugurado às 15h e funcionará como uma estrutura especializada para acolher crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Regulamentado por lei em outubro deste ano, mas em operação desde fevereiro deste ano, o CAI integra a rede de proteção da cidade, oferecendo escuta especializada às vítimas e testemunhas, atuando através de articulação entre as secretarias de Saúde, Educação e Criança e Adolescente. A unidade substitui o antigo funcionamento na Casa da Criança, agora em um espaço mais adequado.
“Funcionava na Casa da Criança e agora vai ter o seu espaço devidamente inaugurado ao lado do Hospital da Mulher, onde funcionava a regulação. O CAI é um equipamento da saúde, mas ele conta com a pactuação entre secretarias, dentre elas a Secretaria da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde”, explicou a secretária da Criança e do Adolescente, Georgia Batista.
O fluxo de atendimento é realizado exclusivamente via Conselho Tutelar, que recebe os encaminhamentos das delegacias. A equipe do CAI é composta por psicopedagogas, assistentes sociais e psicólogos, profissionais capacitados para acolher e atender as crianças e adolescentes.