Cabo Frio investe em novos atrativos turísticos

Trilhas ecológicas e criação de um calendário para a baixa temporada são destaques dos primeiros 100 dias de governo

Com o objetivo de incrementar o turismo em Cabo Frio, buscando alternativas que evitem aglomerações em tempos de coronavírus, a Prefeitura aproveitou os primeiros 100 dias de governo para priorizar ações na área de ecoturismo, e também elaborar um calendário para a baixa temporada em acordo com as cidades vizinhas de Arraial do Cabo e Búzios.

Outro destaque foi a transferência da sede da pasta para o Museu do Surfe, proporcionando um melhor ambiente de trabalho para os servidores.

“Mesmo durante a pandemia, precisamos pensar no futuro, mas isso deve ser feito priorizando uma série de medidas de segurança. Por exemplo: estamos trabalhando eventos que não gerem aglomeração, que aconteçam em áreas amplas e ao ar livre, que incentivem a prática de esportes na natureza, a cultura e história, o convívio social consciente, mostrando nosso potencial turístico e fomentando a economia. São eventos que moradores e visitantes, certamente, irão desfrutar bastante”, explica o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, anunciando que o calendário já está pronto e deve ser lançado até o final deste mês de abril.

PRIMEIRA TRILHA DE LONGO PERCURSO DA REGIÃO

Além do calendário para a baixa temporada, a Prefeitura também começou a investir em ações de turismo sustentável. A sinalização e roteirização das trilhas do Farol da Lajinha e do Morro do Vigia já são realidade, assim como a criação da Trans Cabo Frio, primeira trilha da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Percurso no Brasil. A inauguração do primeiro trecho está agendada para domingo (18) em comemoração aos 10 anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol. A trilha liga dois pontos de Cabo Frio (de Arraial do Cabo a Barra de São João).

“As trilhas de longo percurso possibilitam aos usuários um contato direto com a natureza de forma consciente e respeitosa, atraindo turistas que, por conta do tempo necessário para percorrer o caminho, se hospedam na cidade por tempo maior, gerando recursos na economia local”, explicou Carlos, lembrando que a caminhada de inauguração sairá da lateral do Hotel Porto Veleiro, na Ogiva.

INVESTIMENTOS EM TAMOIOS

Os investimentos em trilhas ecológicas também chegaram a Tamoios. O secretário-adjunto de Turismo, Esporte e Lazer do distrito, André Carvalho, lembrou que a trilha Rio Una foi implantada e a sinalização está sendo instalada. Ao todo são 1.300 metros de trajeto plano, margeando o rio até a Fazenda Campos Novos, dentro do projeto “Trilhas Sustentáveis”.

“A Fazenda Campos Novos tem mais de 300 anos e conta a história não só de Cabo Frio, como do Brasil. A trilha é muito bonita e cheia de riquezas históricas”, contou André, lembrando que a trilha do Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado, também em Tamoios, está em processo de mapeamento, com a participação de moradores da localidade e guias turísticos que conhecem a área e ajudam na identificação do trajeto.

A trilha Rio Una foi o primeiro projeto de turismo, em Tamoios, a sair do papel e se tornar realidade. Segundo André Carvalho, vários outros já estão em andamento e devem se tornar realidade ainda neste semestre.

“Quando se fala em turismo, ninguém nunca pensou em Tamoios. E agora, no governo José Bonifácio, isso finalmente isso está mudando. Eu e Carlos Cunha temos conversado muito para integrarmos algumas ações de turismo. Essa questão da trilha é um exemplo, assim como a implantação de sinalização turística no distrito. Mas também temos outros projetos como criação de um píer de embarque e desembarque para passeios náuticos, que já está em processo de legalização fundiária. Nossa ideia é aproveitar os 50km de extensão do Rio Una para fomentar o turismo náutico em Tamoios”, explicou André.

CANAIS DE ATENDIMENTO AO TURISTA

Além de criar novos atrativos turísticos, Cabo Frio também aproveitou os primeiros meses de governo para lançar novos canais de atendimento ao turista. O “Fale Conosco”, por exemplo, funciona todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, pelo whatsapp (22) 99620-4055, tirando dúvidas, recebendo denúncias, elogios e sugestões. As Centrais de Atendimento ao Turista (CAT) também foram reformuladas.

O secretário de Turismo de Cabo Frio também falou dos totens com QRcode que estão em fase de implantação, e serão espalhados pela cidade, próximos a pontos turísticos ou locais de grande circulação de pessoas, possibilitando ao usuário o acesso ao site e ao aplicativo do turismo de Cabo Frio que está sendo desenvolvido.

REABERTURA DO TERMINAL, PESQUISA E CRIAÇÃO DE CALENDÁRIO PARA A BAIXA TEMPORADA

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer também já está fazendo levantamento de dados reais sobre a taxa de ocupação dos meios de hospedagem, movimentação nos pontos turísticos e comércio em geral. A ação, segundo Carlos Cunha, é importante para criar parâmetros que influenciarão em futuras tomadas de decisões.

“Na verdade são muitas ações nesses primeiros 100 dias, tanto no primeiro distrito quanto em Tamoios. Logo no primeiro dia do ano reabrimos o píer do Terminal de Transatlânticos para o uso público e também o Terminal para Barcos de Passeio, cuja manutenção é realizada pela Associação dos Barcos de Passeio. Nas semanas seguintes começamos a implantar outras ações importantes. Iniciamos, ainda, as conversas para o ordenamento dos serviços náuticos, e elaboramos projetos para diversos pontos turísticos já existentes como Morro da Guia, Forte São Matheus, Fazenda Campos Novos, Dormitório das Garças, entre outros”, enumerou Carlos Cunha.