Proposta é levar orientações e práticas pertinentes ao primeiro emprego e ao mundo do trabalho para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
A Prefeitura de Cabo Frio lança em junho o projeto-piloto “Acessuas Trabalho na Escola”, que será iniciado pela Escola Municipal Professor Edilson Duarte. O objetivo da proposta é levar orientações e práticas pertinentes ao primeiro emprego e ao mundo do trabalho no contraturno escolar de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental com faixa etária de 14 aos 16 anos.
A iniciativa é uma ação entre a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio da Superintendência de Proteção Social Básica, e a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada da Gestão Educacional da Secretaria de Educação (Geduc).
O projeto consiste em ofertar a oficina “De Olho no Meu 1º Emprego”, que acontece em quatro encontros, sendo um por semana, no contraturno escolar. Há ainda um módulo extra de visitação a espaços corporativos para quem completar os quatro encontros.
“É de extrema importância o contato dos alunos com o mundo do trabalho, principalmente por ser a busca do primeiro emprego, na maioria dos casos. Então, ter acesso às oportunidades de inclusão produtiva faz toda a diferença. Nesse sentido, a parceria com a Secretaria de Educação é fundamental, pois o programa consegue alcançar um número expressivo de jovens”, afirmou a superintendente de Proteção Social Básica, Nereida Fidalgo.
Para o projeto-piloto na Escola Edilson Duarte, as oficinas do contraturno escolar serão realizadas às segundas nos dias 05, 12, 19 e 26 de junho, no período da manhã; e às terças nos dias 06, 13, 20 e 27 no período da tarde. A visitação aos espaços corporativos será nos dias 03 e 04 de julho, na sede da Prolagos, concessionária de água e esgoto da região.
“O programa apresenta um novo modelo de estratégia para atingir os usuários da Assistência Social de Cabo Frio, levando a equipe técnica para dentro das escolas, tornando as oficinas itinerantes em todo o território. É um novo passo para promover o acesso ao mundo do trabalho, incentivando a aprendizagem profissional para os jovens entre 14 a 16 anos, de forma lúdica, dinâmica, contendo atividades coletivas, proporcionando diálogos democráticos, conceitos relativos ao mundo do trabalho, reflexões sobre as trajetórias e expectativas para o futuro profissional, reconhecendo a aquisição de habilidades individuais”, afirmou a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Cabo Frio, Marluce Ferreira.
No último encontro, que é o módulo quatro, haverá o sorteio de bolsa integral para curso profissionalizante no Instituto Ser de Qualificação e no Cebrac Cursos Profissionalizantes. Além disso, todos os alunos que completarem as oficinas terão 50% de desconto em qualquer curso das instituições parceiras do projeto.
“Toda e qualquer proposta que chega na escola para os alunos experimentarem as oportunidades que podem deixá-los mais preparados é de extrema importância para eles. Os jovens precisam de orientação e com o mercado de trabalho não é diferente. Oferecer conhecimento para que eles buscarem esse espaço de forma adequada é fundamental”, afirmou o professor de Ciências e Biologia e diretor da escola, Eduardo Ribeiro Gabriel Pinto, que atua há 20 anos no município.
Reunião para adesão ao projeto
Na última sexta (14), cerca de 80 pessoas, entre diretores escolares, professores orientadores educacionais e servidores da Secretaria Municipal de Educação, participaram da apresentação do projeto “Acessuas Trabalho na Escola”. A reunião on-line foi o primeiro passo para a implantação da proposta nas escolas.
O encontro serviu a dois propósitos: apresentar o Acessuas Trabalho e o projeto-piloto na escola para a equipe da secretaria. Entre os temas, foram discutidos o que é o programa, e quais os objetivos; quem pode participar e onde se cadastrar.
Em relação ao projeto-piloto, foi abordada a importância da adesão dos alunos às oficinas do projeto ministradas pela equipe do Acessuas, que trata da temática do acesso e da inserção ao mundo do trabalho.
Acessuas Trabalho Cabo Frio
O Acessuas Trabalho Cabo Frio é vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social. Segundo o Governo Federal, “o Programa Acessuas Trabalho se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho”.
O Acessuas Trabalho é voltado para orientações e oficinas relacionadas ao universo do trabalho. O programa federal não oferta cursos profissionalizantes nem encaminha para vaga de emprego.