Objetivo é capacitar a equipe para identificar e prestar assistência adequada às possíveis vítimas. Evento aconteceu nesta terça-feira (10), na data que marca as ações de combate à violência de gênero
Nesta terça-feira, (10), o município de Cabo Frio se uniu ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Atendimento à Mulher (Ceam), o evento aconteceu na Universidade Estácio de Sá.
Com foco na capacitação dos profissionais da rede de Atenção Básica do município e da Assistência Social, o evento buscou preparar as equipes para identificar, acolher e direcionar possíveis vítimas de violência de gênero. O combate à violência começa com o conhecimento e o apoio adequado.
O encontro contou com a participação da prefeita, Magdala Furtado, e do secretário de Saúde, Bruno Alpacino. A prefeita ressaltou a urgência de continuar discutindo e colocando em foco o tema da violência de gênero.
“É inacreditável que hoje em dia ainda tenhamos que debater sobre isso. Precisamos falar e levar esse tema para o centro da sociedade”, disse a prefeita.
O secretário de saúde, Bruno Alpacino, também enfatizou a necessidade de aprimorar a humanização dos profissionais de saúde e sua capacidade de identificar possíveis vítimas de violência.
“Estamos melhorando e aperfeiçoando a humanização do profissional de saúde, a sensibilidade para identificar uma possível vítima de violência. Hoje o evento envolveu nossa equipe de saúde, os secretários adjuntos e as pastas de assistência social e o Ceam, pois quando falamos de violência contra a mulher, envolvemos toda a sociedade, e a união de esforços é fundamental para um futuro mais igualitário”, afirmou.
O evento serviu também como um chamado à ação, lembrando a todos que a luta contra a violência de gênero é um esforço coletivo que requer o envolvimento de toda a sociedade.