Cabo Frio participa da Câmara Técnica Estadual para expansão das Práticas Integrativas Complementares em Saúde

Secretaria Estadual de Saúde convidou servidores do município, para discussão e fomento das políticas públicas das PICS para todo o Estado do Rio de Janeiro

Ações para contribuir e agregar aos cuidados de saúde da população cabo-friense ganharam destaque em âmbito estadual. Com o pioneirismo na implantação das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), a equipe deste núcleo, formada por Terlí Ferreira, Romulo Novellino, Soraya Athye e Ana Paula Natal, foi convidada para participar da Câmara Técnica Estadual, no último dia 4 de agosto.

A Câmara foi idealizada pela coordenadora estadual das PICS, Quele Picoli, e visa fomentar discussões construtivas e efetivas que culminem em políticas públicas sólidas para as Práticas Integrativas Complementares em Saúde em todo o estado do Rio de Janeiro. Os encontros acontecerão mensalmente.

A coordenadora da atividade na Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, Terlí Ferreira, enfatizou a singularidade do convite.

“A equipe do núcleo PICS de Cabo Frio tem se destacado nacionalmente, apresentando um trabalho pioneiro e inovador. Na Câmara Técnica, nós vamos auxiliar na formação do modelo de políticas para ajudar outros municípios a implantar essa prática”, explica Terlí.

As PICS foram iniciadas em 2020 somente para os profissionais de saúde que atuavam na linha de frente do enfrentamento à covid-19. Em 2021, a Secretaria de Saúde expandiu o serviço para a população. O agendamento da consulta pode ser feito pelo número de telefone 2646-2506 (ramal 2386). O Núcleo PICS está localizado na Rua do Pomar, 60 (próximo ao DPO), no bairro do Jacaré.

Os procedimentos oferecidos são naturopatia, acupuntura, auriculoterapia, cristaloterapia, ozonioterapia, cristais radiônicos, cone hindu, quiropraxia, moxaterapia, hipnose clínica, homeopatia popular, florais, meditação, reiki, laserterapia, ledterapia e barra de access. O tratamento é realizado conforme a avaliação do profissional de saúde.