Cabo Frio participa de encontro com gestores de finanças na Secretaria Estadual de Fazenda

Evento Sefaz + Perto discutiu sobre Reforma Tributária, arrecadação e repasse de recursos, entre outros temas

A Prefeitura de Cabo Frio participou da primeira edição do evento Sefaz + Perto, promovido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro. O encontro reuniu gestores de finanças de mais de 30 municípios fluminenses. O município cabo-friense foi representado pela secretária de Fazenda, Daniella Mendes, e pelo secretário adjunto de Receita, Vinícius Dias.

A Reforma Tributária, a arrecadação e os repasses de recursos foram alguns dos temas tratados durante o evento. Entre as preocupações dos gestores presentes está a queda de receitas de transferência. Um dos motivos é a Lei Complementar 194/22, que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre serviços essenciais.

Sendo assim, entre outros assuntos, durante o evento, foram discutidos meios de reduzir essas perdas e a possível forma de pagamento da compensação prevista em acordo com o Estado e a União.

A secretária de Fazenda destacou a necessidade de articulação com os Governos Estadual e Federal, em meio ao trabalho interno de ajuste das contas públicas municipais, o que tem permitido a Cabo Frio aumentar as receitas próprias, sanear as dívidas, pagar os salários em dia e realizar os investimentos necessários.

“Cabo Frio, apesar das suas dificuldades financeiras herdadas de períodos de gestões administrativas com históricos de oscilação arrecadatória e alto nível de endividamento, precisa estar inserido nas discussões macro de Estado e da Federação. Precisamos, enquanto municípios, estar próximos das instâncias superiores que tomarão decisões fundamentais para nossas realidades”, destacou Daniella Mendes.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.