Cabo Frio participa de reunião com o Inea sobre a execução do desassoreamento do Canal do Itajuru e da Laguna de Araruama

Encontro contou com secretários municipais de Obras de cinco cidades da Região dos Lagos

O município de Cabo Frio participou de uma reunião promovida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Diretoria de Recuperação Ambiental (Dirram) e da Superintendência Regional Lagos São João (Suplaj). O objetivo do encontro foi alinhar a execução das obras de desassoreamento do Canal do Itajuru, da Laguna de Araruama e das engordas das praias lagunares de seis municípios do entorno.

Quem representou o município foi o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alan Nascimento. Além dele, representantes de outras quatro cidades da região também participaram da reunião, que aconteceu na sede da superintendência, em Araruama.

Na ocasião, os secretários municipais das cidades de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia apresentaram as principais pautas e ações necessárias para logística e estruturação viária, reiterando a importância da integração dos projetos e do suporte do órgão ambiental estadual para o desenvolvimento sustentável da região.

Alan Nascimento destaca a importância da obra de desassoreamento do Canal do Itajuru para Cabo Frio.

“O desassoreamento do Canal do Itajuru é de suma importância para o município de Cabo Frio, tendo em vista o fomento à economia de nossa cidade, possuindo como base o aquecimento do turismo náutico e a vinda de transatlânticos durante a temporada. A chegada dos navios ao município é fundamental para a divulgação do destino, assim como também para o aquecimento da economia local, levando em consideração que tais embarcações trazem público para consumir em nossa cidade, além das taxas obrigatórias para o aporte de cada navio. Além disso, vale ressaltar que uma das exigências da vinda de transatlânticos para Cabo Frio é o desassoreamento de um trecho específico do Canal do Itajuru”, afirma o secretário cabo-friense.

Segundo o diretor de Recuperação Ambiental do Inea, Daniel Moraes de Albuquerque, o encontro foi altamente produtivo, pois foi possível debater as principais linhas de ação conjunta para a execução da obra e melhoria ambiental da Laguna de Araruama.

Estiveram presentes no encontro o diretor de Recuperação Ambiental do Inea, Daniel Moraes de Albuquerque; o superintendente regional de Lagos São João, Luciano Galdino de Paiva; o coordenador técnico regional, Carlos Henrique Teles Tibáo, além de representantes da empresa executora das obras e os secretários municipais de Obras de cinco das seis cidades diretamente envolvidas no desassoreamento.