Cabo Frio promove atividades em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher na quinta (24) e na sexta (25)

Ação na quinta acontece na sede da LBV; na sexta será no Charitas

Em continuidade à programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura de Cabo Frio promove duas atividades, sendo uma na quinta (24) no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), das 8h30 às 10h30, e a outra na sexta (25), na Casa de Cultura José de Dome – Charitas, das 9h às 12h.

Na quinta, a atividade será uma dinâmica com o tema “A mulher, as relações de gênero e os direitos femininos”. A realização do encontro é uma iniciativa da LBV, que convidou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) para promover a dinâmica com as mulheres atendidas pela instituição.

A atividade vai abordar a Lei Maria da Penha; a tipificação da violência, que pode ser física, moral, sexual, patrimonial, psicológica; e os tipos de serviços que são prestados pelo Ceam. A palestrante será a psicóloga Ana Paula Santos, que integra a equipe técnica do Ceam.

“A ação é importante porque se faz cada vez mais necessário falar sobre os
direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha, que foi uma conquista para combater e inibir os casos de violência doméstica e de gênero no Brasil”, explicou a coordenadora do Ceam de Cabo Frio, Ludmila Roque,

Na sexta, o Charitas recebe uma roda de conversa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) sobre a mulher, seus direitos e as relações socioambientais. A mesma atividade será realizada terça-feira (06/12) no Shopping UnaPark, das 14h às 17h.

Ambos os encontros serão mediados pela professora Marileia Bezerra Alves, militante feminista; ativista dos Direitos Humanos e Ambiental; membro do Movimento de Mulheres de Cabo Frio (MMCF) e da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB/Lagos), além de assistente social e mestra em Política Social.

Toda a programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma iniciativa da Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim), vinculada à Secretaria de Assistência Social.

Quinta (24)
8h30 às 10h30
Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Avenida Joaquim Nogueira, 772, São Cristóvão.

Sexta (25)
9h às 12h
Roda de Conversa
Local: Casa de Cultura José de Dome – Charitas, localizada na Avenida Assunção, 855, Centro.

Programação 16 Dias de Ativismo

Quinta, 01/12
9h
“SOS Mulher”: reunião ampliada para o fortalecimento e estabelecimento de fluxo de trabalho da Rede de Proteção e Segurança à Mulher.
Local: sede do Ceam

Segunda, 05/12
Manhã e tarde
Capacitação do efetivo da GCM selecionado para operar na Patrulha Maria da Penha.
Local: sede do Ceam

Terça, 06/12
14h às 17h
Roda de Conversa do Comdim sobre a mulher, seus direitos e as relações socioambientais.
Local: Shopping UnaPark, Unamar, Tamoios.

Quarta, 07/12
9h às 16h
3º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher
Local: Campos.

Terça, 13/12
10h
Aula inaugural do Projeto Empoderadas, no bairro Jardim Esperança.
Local: sede da Assistência Social no Jardim Esperança, localizada na Rua Dimas Teixeira, 191.