Cabo Frio promove campanha de mobilização no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Postos de Saúde realizam aferição de pressão por livre demanda e acompanhamento do paciente pelas equipes de Saúde da Família

Na data em que é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Cabo Frio promove uma campanha de mobilização sobre os cuidados preventivos e acompanhamento do paciente, pelas equipes da Saúde da Família, da rede de Atenção Básica.

O objetivo é conscientizar sobre ações preventivas para o combate à doença, como hábitos saudáveis, e principalmente, buscar que esse cidadão dê continuidade ao tratamento, caso já seja diagnosticado.

“O melhor cuidado com saúde é a prevenção. Essa é a diretriz da gestão municipal. Por isso, o nosso trabalho para garantir uma cidade com uma saúde pública de qualidade, começa nos hábitos e consciência de cada morador para acompanhar periodicamente a saúde na rede de Atenção Básica”, diz a secretária Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro.

A saúde pública cabo-friense conta com atendimento para aferição de pressão nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cidadão cadastrado na unidade mais próxima do bairro de residência ainda conta com acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família.

Para os casos mais graves, o município oferta ainda Centro de Atenção de Diabético e Hipertenso (CADH), localizado no Hospital São José Operário, no bairro São Cristóvão.

NOVO PROGRAMA “MEDICAMENTOS EM CASA” CONTRIBUI PARA ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE

Os pacientes de uso contínuo dos medicamentos para controle da doença cadastrados da rede de Atenção Básica, terão ainda mais conforto a partir de maio, com a implantação do novo programa “Medicamentos em Casa”.

“Levantamento realizado mostrou que muitos pacientes cadastrados não retiram os medicamentos ou não pegam na data. Isso é um impacto no cuidado com a saúde desse cidadão. Vamos acompanhar o paciente em todo o processo. Além disso, a expectativa é um controle melhor no estoque e na distribuição”, diz Janio.

A primeira área a ser contemplada será a região das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Peró, Jardim Caiçara, Gamboa e Caminho de Búzios, com início previsto no mês de maio.

As regionais da farmácia, para qualquer demanda necessária sobre esse programa ou retirada de remédio caso o paciente não esteja em casa, serão as ESFs Boca do Mato, Jacaré, Tangará, Manoel Corrêa, Vila do Sol, Praia do Siqueira, Cajueiro e Itajuru.

A expectativa é expandir o programa para os bairros Monte Alegre, Porto do Carro, Jardim Peró, Caminho de Búzios, Guarani e Palmeiras ainda este ano.