Cabo Frio realiza 1º Encontro Municipal de Educação Escolar Quilombola

Atividade acontece no próximo dia 10 de maio, na Associação Remanescente do Quilombo de Maria Joaquina

Com o tema “Educação Escolar Quilombola: O que é?”, Cabo Frio vai receber o 1º Encontro Municipal de Educação Escolar Quilombola. A atividade será um encontro presencial aberto a toda comunidade escolar e aos representantes dos quilombos atendidos pelas unidades escolares, localizadas em território remanescente. O encontro acontece no próximo dia 10 de maio, a partir das 9h, na Associação Remanescente do Quilombo de Maria Joaquina, situada na Rua Justiniano de Souza, n.º 10, no bairro Maria Joaquina.

A atividade celebra a existência de cinco comunidades remanescentes de quilombos no município de Cabo Frio – Maria Romana; Preto Forro; Botafogo; Maria Joaquina e Espírito Santo – bem como o cumprimento das Leis n.º 10.639/2003 e 11.645/2008, e o fortalecimento das políticas públicas que garantam a formação continuada aos profissionais da educação e suas equipes diretivas.

No Brasil existem hoje, segundo os dados da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, 3.754 comunidades remanescentes de quilombos, identificadas com maior concentração nos estados do Maranhão, Bahia e Minas Gerais. De acordo com outras fontes, esse número pode chegar a cinco mil.

“Do Quilombo Para o Prato Escolar”

Para resgatar a cultura alimentar quilombola, na ocasião também será realizado o lançamento do projeto “Do Quilombo Para o Prato Escolar”, iniciativa interdisciplinar envolvendo as equipes de nutrição e de pedagogia das unidades escolares que atendem alunos remanescentes das comunidades quilombolas.

Na culminância, será lançado o caderno de receitas no “Novembro Negro”, atividade que faz parte do calendário oficial de Cabo Frio desde 2019, quando foi aprovada a Lei n.º 3.065, para assegurar a educação das relações étnico-raciais.

Confira o cronograma com a programação completa do 1º Encontro Municipal de Educação Escolar Quilombola:

9h – Abertura com apresentação cultural
9h15min – Fala Inicial de boas-vindas
9h25min – Educação Escolar Quilombola: O que é?
10h – Coffee Break
10h20min – As implicações na legislação escolar das escolas quilombolas
11h – A cultura, as tradições e as ações afirmativas de uma escola quilombola
12h – Lançamento do “Projeto Do quilombo para o Prato Escolar”