Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico, em Tamoios, ganha tomografia computadorizada

A partir de agora a rede municipal de saúde em Tamoios passa a contar com equipamento para realização de exames de imagem, incluindo os que precisam do uso de contraste ou sedação

O Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) de Tamoios segue sendo ampliado e estruturado com equipamentos modernos e de última geração para realização dos atendimentos em saúde. A secretaria de Saúde concluiu a aquisição dos aparelhos do setor de exames de diagnóstico por imagens. O setor de imagem do Cead, que já conta com os equipamentos de mamografia, Raio-X e ultrassonografia, a partir de agora, tem um novo equipamento para realização de exames de tomografia computadorizada, incluindo os que precisam do uso de contraste ou sedação.

A implantação do tomógrafo significa um importante avanço na rede pública cabo-friense, pois leva para os moradores de Tamoios mais saúde e agilidade no atendimento, já que este serviço nunca havia sido oferecido no distrito.

A dona de casa, Marta de Souza Pinto, de 64 anos, já realizou o exame na nova máquina e ressaltou a satisfação pela agilidade e proximidade do atendimento.

“Fiquei surpresa porque foi muito rápido. Pensei que fosse esperar muito tempo, mas hoje mesmo fui atendida. É maravilhoso poder fazer o exame aqui”, comentou.

O Cead foi criado na atual gestão e tem como objetivo centralizar a realização de consultas e exames, aumentando a disponibilidade de atendimentos para a população de Tamoios. O espaço conta com recepção e sala de espera climatizada para melhor acolhimento aos que aguardam consulta. A estrutura é composta por consultórios médicos e sala para exames de imagens, laboratoriais e cardiológicos.

As especialidades oferecidas na unidade são: Cardiologia; Alergologia; Dermatologia; Ortopedia; Nutrição; Neurologista; Otorrinolaringologia; Ginecologia; Urologia; Pediatria; Fonoaudiologia; Psiquiatria adulto e pediátrica; Psicologia; Infectologia; Cirurgião Geral e Fisioterapia.

O Centro de Especialidades recebe pacientes das unidades de Atenção Básica, encaminhados exclusivamente pelo Sistema de Regulação (Sisreg), de forma integrada, resolutiva e sem burocracia, com data e hora marcadas.