Cabo Frio realiza mais de 2 mil exames durante a Campanha Outubro Rosa

Município promoveu diversas ações e atendimentos no mês de alerta e prevenção ao câncer de mama

O sistema municipal de Saúde de Cabo Frio realizou mais de 2 mil exames relacionados à saúde das mulheres durante o mês de outubro. Ao todo foram 880 mamografias e 1.147 exames preventivos feitos durante a campanha “Outubro Rosa”, de alerta e prevenção ao câncer de mama.

Além dos exames, a Prefeitura promoveu diversas ações, com destaque para os mutirões de atendimento, além de palestras de conscientização. O objetivo foi de reforçar a importância do diagnóstico precoce e dos tratamentos.

Muito além do mês de outubro, os exames e atendimentos seguem durante todo ano. Em Cabo Frio, a paciente que precisa realizar mamografia, dentro da idade clínica indicada ministerialmente, de 50 a 69 anos, pode solicitar o pedido na unidade de saúde mais próxima de casa.

A mamografia é realizada no PAM de São Cristóvão, mediante marcação, e não tem fila de espera. Somente em 2022, a Prefeitura de Cabo Frio realizou mais de 5.700 mamografias, com uma média de mais de 630 mamografias por mês.