Prefeitura de Cabo Frio realiza formatura de jovens do “Cidadão em Construção” na próxima semana

Solenidade será na quarta-feira (9), às 15h, na Praça Tiradentes, em frente à sede do Governo Municipal

A Prefeitura de Cabo Frio realiza na próxima quarta-feira (9), às 15h, a formatura de 66 jovens do Programa “Cidadão em Construção”, que oferece vagas de emprego temporário na administração pública para jovens entre 14 e 18 anos. A cerimônia será na Praça Tiradentes, em frente à sede do Governo Municipal.

“É uma alegria imensa proporcionar o primeiro trabalho para estes jovens de nossa cidade, com igualdade na distribuição de gênero e raça no processo de seleção, pois é desta forma, com exemplo, que construímos o cidadão que desejamos para nosso município e para o país”, afirma o prefeito José Bonifácio.

O programa foi criado pela Prefeitura e executado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com objetivo de oferecer a oportunidade do primeiro emprego a 100 jovens cabo-frienses em situação de vulnerabilidade social.

O Cidadão em Construção consiste na oferta de vagas de primeiro emprego em repartições públicas municipais, capacitação para o exercício da função, paridade entre gênero e raça, além de divisão igualitária das vagas entre os dois distritos do município.

Como pré-requisitos para a participação no programa, os jovens precisam estar cursando o ensino regular ou terem concluído o Ensino Médio, além de pertencerem a famílias de baixa renda cadastradas em um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ou demais programas sociais.

Para a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, adquirir experiência profissional enquanto prioriza os estudos é uma oportunidade significativa para esses jovens, já que partir dessa vivência, muitos deles irão escolher o que vão fazer no futuro, o que querem estudar, qual formação vão buscar e que tipo de profissionais serão.

“É um dia especial e com certeza inesquecível na vida dos nossos cidadãos em construção e suas famílias. Também para nós, que fizemos parte desse processo, é motivo de muito orgulho, tanto deles por concluírem essa etapa, quanto do resultado do trabalho desenvolvido pelo Poder Executivo para que essa iniciativa desse tão certo. Parabenizamos a todos que chegaram até aqui. O objetivo da nossa gestão é proporcionar a outros jovens a mesma oportunidade, contribuindo com a construção de mais cidadãos”, comemorou Betânia.

CIDADÃO EM CONSTRUÇÃO

O programa Cidadão em Construção foi lançado em abril de 2021 e, na ocasião, recebeu 515 inscrições para a primeira turma de jovens. Do total, 120 foram selecionados pelos técnicos da Secretaria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, e encaminhadas para avaliação do Centro de Integração Empresa-Escola, responsável pela contratação e capacitação desses jovens.

Como parte da preparação para o exercício de suas funções, os estudantes participaram de um curso de capacitação de 36 dias úteis no escritório do CIEE que incluiu aulas de matemática básica e língua portuguesa, além de informações importantes sobre o aspecto comportamental com noções de vestimenta e comportamento no ambiente corporativo.