Cabo Frio recebe 21 mil mudas de árvores nativas para reflorestamento do Parque do Mico-Leão-Dourado

Plantio visa a recuperar 42 hectares de área degradada de Mata Atlântica; segundo lote de 21 mil mudas será entregue na próxima semana

O Instituto EcoVida RJ, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, iniciará o reflorestamento de uma área de 42 hectares (equivalentes a 420 mil metros quadrados) de vegetação de Mata Atlântica, no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. O município recebeu, nesta quinta-feira (4), o lote inicial de 21 mil mudas de árvores nativas para plantio no local. Os caminhões foram descarregados por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) e do Instituto EcoVida RJ, com o auxílio de pescadores e catadores de guaiamum.

O reflorestamento faz parte de uma série de ações previstas em conjunto com o Instituto EcoVida RJ, por meio de um convênio de R$ 1,9 milhão assinado com o Ministério do Meio Ambiente e vinculado à Emenda Individual de autoria do então deputado federal Paulo Ramos, em 2022.

A previsão é que o segundo carregamento, com outras 21 mil mudas arbóreas, chegue a Cabo Frio até a próxima terça-feira (9), perfazendo um total de 42 mil mudas para a realização do projeto de deixar ainda mais verde a área do Parque. A ação dá prosseguimento ao projeto de recuperação florestal no Parque, iniciado no ano passado. Desde então, já foram plantadas 16 mil mudas de árvores nativas na Unidade de Conservação Municipal.

“Esse plantio das 42 mil mudas de árvores nativas no Parque do Mico-Leão-Dourado faz parte dos esforços da nossa gestão em preservar essa área de vegetação de Mata Atlântica, que tem uma importância sem igual não apenas para Cabo Frio, mas também para toda a região, para o Estado do Rio e para o Brasil. Aproveito a ocasião para agradecer à parceria do Instituto EcoVida RJ e do ex-deputado Paulo Ramos, que nos direcionou a Emenda Parlamentar para a continuidade do projeto”, comentou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes.

O prefeito José Bonifácio destacou que a ação deixará um grande legado ambiental para as futuras gerações de cabo-frienses.

“Com mais esta etapa de reflorestamento, damos um passo importantíssimo para a preservação desse espaço de visitação, lazer e estudos para a nossa população, bem como da nossa flora e fauna, inclusive dos próprios micos-leões-dourados que dão nome ao parque”, destacou o prefeito.

Entre as demais ações previstas pelo convênio, estão o controle e o monitoramento das áreas verdes através da implantação de uma sala com equipamentos de alta tecnologia com drones, GPS, smartTV e laptops para suporte da fiscalização no campo feita pela Secretaria de Meio Ambiente do Município; o cercamento de 16,5 km lineares do Parque; e a divulgação da realização de todas as ações e atividades de educação ambiental para 100 alunos da rede municipal por mês.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.