Cabo Frio recebe nota A no ranking do Tesouro Nacional de municípios bons pagadores

Atual classificação permite obter linhas de crédito com juros menores junto a instituições financeiras

Cabo Frio não para de dar demonstrações de que cuida do dinheiro público com organização e responsabilidade. O município recebeu nota A em uma avaliação do Tesouro Nacional chamada
Capacidade de Pagamento (Capag), dentro de uma escala que vai até a nota D, do menor para o maior risco de inadimplência dos compromissos assumidos. A Capag avalia a situação fiscal dos entes subnacionais (estados, distrito federal e municípios).

Com isso, na prática, para o Tesouro Nacional, Cabo Frio é um município considerado bom pagador e de baixo risco para a obtenção de novos empréstimos com garantia da União. Desta forma, fica facilitado o caminho para o município conseguir novas linhas de crédito junto a bancos e instituições financeiras com juros menores.

A atual situação fiscal e financeira de Cabo Frio apresenta uma clara evolução comparada ao início da gestão do prefeito José Bonifácio, em janeiro de 2021. Para a secretária de Fazenda, Daniella Mendes, o momento é de colher os frutos dos esforços para organizar o município financeiramente.

“Em um ano e nove meses de gestão, passamos da nota D na Capag, do Tesouro Nacional, para a nota A. Há poucos dias, também tivemos a aprovação de nossas contas de 2021 pelo TCE-RJ, o que não acontecia desde 2014. Os órgãos de fiscalização e controle estão comprovando o trabalho incansável do governo para organizar as finanças do município, dando-lhe um alto grau de confiabilidade e credibilidade junto às instituições, o que antes não acontecia”, destaca a secretária.

Para obter a nota A, Cabo Frio foi bem avaliado nos três indicadores usados pelo Tesouro Nacional para fazer o cálculo: grau de endividamento, que aponta o tamanho da dívida municipal relativa à receita corrente líquida municipal; poupança corrente, que se refere à relação entre despesas e receitas correntes no município; e índice de liquidez, que indica o nível de obrigações financeiras em relação a disponibilidade de caixa do município.