Cabo Frio recebe relatório sobre reciclagem de pneus em 2019

Foram mais de 550 toneladas que serão utilizadas para a fabricação de asfalto ecológico, dentre outros

A Prefeitura de Cabo Frio enviou um total de 578,37 toneladas de pneus usados para serem reciclados pela empresa paulista Reciclanip, responsável por dar a destinação final aos pneus, dentro do projeto “Logística Reversa”. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Comsercaf.

Os pneus são recolhidos pelos agentes municipais ou entregues por cidadãos e borracharias no depósito da autarquia. De lá, os pneumáticos são recolhidos por um caminhão da empresa paulista.  Eles são utilizados para a fabricação de cimento e asfalto ecológicos, materiais para vedação, encanamentos, pisos e outros materiais, sempre substituindo um componente de origem natural no processo de fabricação.

O documento, elaborado pela Reciclanip, é uma exigência da Resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O documento regulamenta a atuação das indústrias de pneumáticos associadas, instaladas no Território Nacional e às cidades parceiras.

“É sempre um orgulho para a Secretaria do Meio Ambiente quando um objetivo estipulado é alcançado.  Esses pneus que estão sendo reciclados poderiam que seriam jogados em terrenos baldios, na Laguna de Araruama, e até no Canal do Itajuru, de onde já recolhemos centenas de unidades em atividades comunitárias de limpeza.  A parceria da Comsercaf é fundamental para que o projeto esteja sempre ativo e atinja seus objetivos”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

A população também pode colaborar com o programa, levando os pneus ao depósito da Comsercaf, localizado na Rua dos Siris, s/nº, na Ogiva. Em casos de grande quantidade de pneus, a retirada pode ser programada pelos telefones (22) 2648-8906 e 2648-8907.