Cabo Frio se classifica na primeira etapa do edital “Cidades que Transformam”

Projeto busca auxiliar cidades a se tornarem mais sustentáveis e inovadoras

A cidade de Cabo Frio está entre as 30 classificadas na primeira etapa do edital “Cidades que Transformam”, do GNova Transforma da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Governo Federal. Inscrita com o projeto intitulado “Cultura Transforma”, a Prefeitura passou para a próxima fase por meio da Secretaria de Cultura, que classificou sua proposta entre 149 projetos de todos os cantos do país. No final do processo, somente dez projetos serão contemplados.

A Enap busca apoiar projetos dos municípios que queiram receber apoio técnico e metodológico na construção de soluções que contribuam para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e ajudará as cidades a desenvolverem projetos que visem a torná-las mais sustentáveis, inclusivas, diversas e empreendedoras. Um dos objetivos é fortalecer as capacidades municipais para criar e implantar soluções que respondam às necessidades da população.

A segunda etapa do processo de classificação vai acontecer na próxima quarta-feira (13), com a explicação virtual do projeto, que será apresentado pela equipe do Departamento de Editais de Fomento à Cultura, da Secretaria de Cultura de Cabo Frio. Na apresentação, a equipe vai debater a proposta e fazer os esclarecimentos adicionais sobre o problema ou desafio público, onde uma banca de especialistas avaliará a apresentação. O resultado dos dez projetos aprovados será divulgado no dia 18 de outubro.

PROJETO CULTURA TRANSFORMA

No projeto inscrito no edital, Cabo Frio pretende capacitar agentes culturais nas periferias da cidade, se comprometendo com o eixo de igualdade racial e de gênero. Um dos desafios públicos vai ser aumentar a adesão de jovens negros, homens e mulheres às políticas culturais da cidade. Os agentes culturais participantes devem estar na faixa etária de 15 a 29 anos e serem moradores de bairros em vulnerabilidade social.

A iniciativa também tem o objetivo de funcionar como um mecanismo de proteção social e de garantia do direito à Cultura, tendo em vista que a publicação do Relatório de Pessoas em Vulnerabilidade Social, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, mostra que jovens negros nessa faixa etária têm os maiores índices de mortes causadas por homicídio em Cabo Frio.

O perfil do público a ser atendido foi traçado com base nos percentuais da ferramenta de mapeamento do cadastro de artistas da cidade, que identificou, de acordo com os maiores índices de violência urbana, déficit nos seguintes bairros: Boca do Mato, Cajueiro, Manoel Corrêa, Monte Alegre, Jardim Esperança, Jardim Peró, Tangará e Parque Eldorado, além das comunidades quilombolas de Botafogo, Espírito Santo, Maria Joaquina, Maria Romana e Preto Forro.

JORNADA DE INOVAÇÃO E AGENDA 2030

Caso Cabo Frio fique entre os selecionados, as equipes da prefeitura irão participar de uma jornada de inovação com apoio técnico e metodológico da equipe de transformação governamental da Enap e de seus parceiros. Os projetos selecionados podem, por exemplo, redesenhar um serviço público para melhorar a experiência dos seus usuários, ou definir estratégias para aumentar o impacto de uma política pública.

A jornada também irá contribuir para desenvolver competências de inovação nas equipes, que terão oportunidade de conhecer novos conceitos e metodologias, realizar trocas de experiências com gestores municipais que enfrentam desafios semelhantes, fazer conexões com gestores de programas públicos federais, consultar especialistas e colocar a mão na massa para resolver o problema local.

A iniciativa está relacionada à Agenda 2030, coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. Trata-se de uma Agenda ambiciosa com vista ao objetivo de erradicação da pobreza e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental à escala global.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.