Cabo Frio sedia 1º Workshop Presencial de Cicloturismo do Brasil

Programação do evento segue até esta quinta-feira (16) com guias de turismo da Costa do Sol

O município de Cabo Frio está sediando o 1º Workshop de Cicloturismo da Costa do Sol. Na modalidade presencial, o evento é o primeiro realizado no país, voltado à capacitação dos guias de turismo cadastrados junto ao Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. A programação segue até quinta-feira (16). A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades municipais, regionais e representantes de instituições ligadas ao segmento turístico. O workshop acontece no Hotel Sesc, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Abrindo os trabalhos do primeiro dia de evento, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Paula Pinheiro, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o Manual do Turista Consciente, desenvolvido pela equipe da Secretaria.

“O cicloturismo é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. Alinhado ao conceito de sustentabilidade, deve ser pensado como um produto a ser oferecido, visando atender a necessidade do seu público. É uma honra recebermos o primeiro workshop na modalidade presencial do país na cidade. Cabo Frio vem se tornando uma referência no cicloturismo, trabalhando as potencialidades e integrando as atividades junto aos demais municípios da Costa do Sol”, destacou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Paula Pinheiro.

“Agradeço especialmente a cada município da Costa do Sol. São treze cidades que compõem o circuito, mas já temos o interesse de mais três cidades em ingressar neste grupo. Desejo que seja um ótimo workshop, temos muitos pontos para explorar e avançar. Em breve, vamos levar essa capacitação, junto a autoridades acadêmicas, para outros estados do país”, disse o presidente do Circuito de Cicloturismo da Costa do Sol, Ricardo Lage.

O conteúdo programático do workshop aborda informações como oportunidade de empreendedorismo no Circuito Costa do Sol; crescimento do ecoturismo; oportunidade de geração de emprego e renda; como receber os cicloturistas; EPI para prática de cicloturismo; manutenção básica de bicicletas; técnicas de primeiros socorros, entre outras.

Dentre as autoridades presentes, estiveram o vereador de Cabo Frio Josias Rocha de Medeiros, autor da lei de Criação de Cicloturismo no município (Lei nº3.368/2021); o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu e o presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (Condetur – RJ), Marco Navega.