Cabo Frio sedia Congresso Multidisciplinar sobre saúde cardiovascular

Promovido pelo Hospital Universitário Hesio Cordeiro (HURC) da Uerj, o evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde

Entre os dias 31 de março e 1º de abril, Cabo Frio vai sediar o 1º Congresso Multidisciplinar do Hospital Universitário Hesio Cordeiro (HURC) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Com o tema “Cuidado multidisciplinar à pessoa vivendo com doença cardiovascular”, o encontro reunirá pesquisadores, professores, profissionais, estudantes da área da saúde e pacientes para discutir temas de relevância na área da saúde cardiovascular.

O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), acontece no Hotel Paradiso Corporate, localizado na Avenida Teixeira e Souza, 2.011, bairro Braga.

Além das atividades focadas para os profissionais da área de saúde, o congresso também vai promover uma ação para toda a população. Neste sábado, dia 1º de abril, a partir das 8h, haverá uma caminhada na Praia das Palmeiras; e às 9h30, será realizada uma roda de conversa com o tema “O que quero saber para cuidar melhor do meu coração”.

PROGRAMAÇÃO

A solenidade de abertura será às 19h, no dia 31 de março e contará com a presença do reitor da universidade, professor Mario Sérgio Alves Carneiro. Em seguida, acontece a primeira mesa-redonda, para debater o tema “Desafios do SUS no cuidado das pessoas com cardiopatia”, com a participação da preceptora da Unidade Coronariana Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Uerj, Lilian Prates Belem Behring; do diretor-geral do HURHC, Francisco Barbosa Neto; do coordenador dos Programas de Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade, Rafael Cangemi; e da representante da Superintendência de Regulação Estadual, Karin Netto.

As atividades seguem no dia 1º de abril, para os profissionais da área da saúde, a partir das 8h, com credenciamento dos inscritos. A primeira palestra do dia será sobre a “Nutrigenôma e nutrigenética nas doenças cardiovasculares”. Às 9h, será realizada a mesa-redonda com o tema “Papel do exercício físico na prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares”. Em seguida, às 9h40, é a vez da palestra “Cuidados paliativos e doenças do coração”.

Os participantes vão poder conferir, às 10h20, a mesa-redonda “Insuficiência cardíaca no jovem – aspectos clínicos, sociais e afetivos”. Às 11h20, a palestra “Cardioncologia reversa”; e, encerrando a manhã, às 11h40, a palestra “Gestão do cuidado”.

No período da tarde, as ações seguem para os profissionais de saúde, com mesa-redonda a partir das 13h30 sobre “Qualidade de vida e cardiopatia”. Às 14h30, será promovida a palestra “Novo fator de risco: solidão”, e encerrando a programação do congresso, às 15h10, haverá a mesa-redonda “Desafios no tratamento da hipertensão arterial – dos guidelines à realidade”.

CURSOS

As atividades promovidas pelo evento começam nesta sexta-feira, dia 31 de março, com diversos cursos ministrados das 8h às 17h. Para mais informações e inscrição, acesse a página do evento na internet. Confira as opções:

Das 8h às 12h30 e das 13h às 17h (Sala 309 do HURC): “Princípios básicos da Ventilação Mecânica” – Apresentação de princípios básicos e intervenções hands-on em ventilação mecânica. Com Tatiana Ferreira Ribeiro, fisioterapeuta especialista em fisioterapia cardiopulmonar. Público-alvo: fisioterapeutas;

Das 13h30 às 17h30: “Via Aérea Avançada” – Revisão e hands-on sobre o manejo avançado das vias aéreas superiores e intubação orotraqueal. Com Marcos Adriano Lessa, anestesiologista e pesquisador pela FIOCRUZ. Público-alvo: médicos e acadêmicos de Medicina.

Das 13h30 às 17h30: “Punção venosa central guiada por USG” – Aspectos teóricos e práticos do manejo do ultrassom, com treinamento de punção venosa central por simulação realística Douglas Fernandes de Souza, Coordenador de Atenção à Saúde do HURHC. Público-alvo: médicos e acadêmicos de Medicina.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.