Cabo Frio sedia Oficina de Capacitação para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho

Evento faz parte das atividades em alusão à campanha nacional “Abril Verde” que aborda sobre segurança e a saúde no ambiente de trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Baixada Litorânea, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (19), às 8h, a Oficina de Capacitação para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho, no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio.

O evento faz parte das atividades em alusão à campanha nacional “Abril Verde”, celebrado no dia 28 de abril. Esse movimento surgiu em memória às vítimas de acidente de trabalho, e permanece buscando conscientizar sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Neste ano, a iniciativa tem como parceria o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e o tema será ações de prevenção ao câncer relacionadas ao trabalho. O evento trará palestras e oficinas de capacitação para vigilância do câncer.

Para abordar a temática quatro profissionais do Inca estarão presentes: os epidemiologistas e gerentes da área Técnica de Ambiente, Trabalho e Câncer, Ubirani Barros Otero, Márcia Sarpa de Campos Mello, Fernanda de Albuquerque Melo Nogueira; e a analista de Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer, Fernanda Voietta Pinaa.

O evento tem como público-alvo profissionais de saúde. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cerestcabofrio@gmail.com .

SOBRE O CEREST

Cabo Frio é sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea. As ações desenvolvidas pela equipe do Cerest concentram-se no reconhecimento do cenário de risco da região para conhecer o território, ampliar as informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), realizar capacitações permanentes no Serviço Único de Saúde (SUS), além de promover orientações aos trabalhadores e vigilância em ambiente do trabalhador.

Em Cabo Frio, a sede do Cerest-BL fica na Rua Expedicionários da Pátria, 370, em São Cristóvão, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-6548.

8h às 8h30: Credenciamento
8h30 às 9h: Mesa de abertura
9h às 9h30: Situação do câncer no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro
Palestrante: Fernanda Nogueira
9h30 às 10h: Câncer relacionado ao trabalho e ao ambiente
Palestrante: Fernanda Nogueira
10h às 11h: Exposição a agentes cancerígenos ocupacionais/ambientais e câncer: agrotóxicos e benzeno
Palestrante: Márcia Sarpa
11h às 11h15: INTERVALO
11h15 às 12h: Exposição a agentes cancerígenos ocupacionais/ambientais e câncer: mineração, amianto e radiações
Palestrante: Ubirani Barros Otero
12h às 13h30: ALMOÇO
13h30 às 14h: Identificação de atividades produtivas que utilizam produtos cancerígenos em qualquer fase do processo produtivo
Palestrante: Márcia Sarpa
14h às 15h: Atividade prática em grupo
15h às 15h30: Apresentação dos grupos
15h30 às 15h45: INTERVALO
15h45 ÀS 16h15: Notificações do SINAN e recordatório ocupacional
Palestrante: Fernanda Voietta
16h15 às 16h45: Fluxos de notificação e experiências exitosas
Palestrante: Fernanda Voietta
16h45 às 17h15: Discussão dos fluxos de notificação local/regional
Palestrante: Ubirani Barros Otero
17h15 às 17h30: Encaminhamentos e encerramento

SERVIÇO:

Encontro Regional de Saúde do Trabalhador com Ciclo de Palestras
Data: 19/04/2023
Local: auditório principal da Universidade Estácio de Sá
Endereço: R. Gen. Alfredo Bruno Gomes Martins, s/n – Lote 19 – Braga.