Mau tempo adia evento em alusão à campanha “Abril Marrom”, em Cabo Frio, para quinta (27)

Atividade acontece na Praça Porto Rocha, no Centro, das 14h às 16h30

Devido ao mau tempo e à previsão de chuva nas próximas horas, a Prefeitura de Cabo Frio adiou para a próxima quinta-feira (27) a ação que seria realizada nesta quarta (19), em alusão à campanha “Abril Marrom”, mês de conscientização, prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira.

A atividade, que é uma iniciativa do Centro de Inclusão Social de Deficientes Visuais da Região dos Lagos (CISDV-LAGOS), acontece na Praça Porto Rocha, no Centro, das 14h às 16h30, e conta com o apoio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Com Deficiência (SPP-PCD), vinculada à Secretaria de Assistência Social.

No dia da ação, o CISDV levará uma mesa de exposição de materiais acessíveis, como máquina de braile; livro em braile; reglete, que é um tipo de régua para deficientes visuais escreverem em braile; e bengala, entre outros. Haverá, ainda, panfletagem com informes e orientações sobre cuidados com a saúde ocular.

Já a Superintendência PCD participa com conscientização, divulgação e atendimento cadastrais do Cadastro Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CADI PCD); solicitação para cartão de estacionamento; cartão vale-social e outros serviços.

Participam, ainda, equipes da Secretaria de Saúde com prestação de informações, aferição de pressão e medição de glicose, e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para divulgação, conscientização e cadastramento em programas sociais de direito; além de equipes da 20ª Subseção da OAB de Cabo Frio e de Arraial do Cabo, com conscientização e esclarecimentos de dúvidas jurídicas

Abril Marrom

Abril é instituído como o mês do combate, prevenção e reabilitação à cegueira para a educação sobre as doenças que podem ser diagnosticadas precocemente, evitando a perda da visão. A cor marrom foi escolhida pelo fato da maioria da população brasileira ter olhos castanhos.

De acordo com dados de 2020 da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, IAPB na sigla em inglês, cerca de 1,1 bilhão de pessoas vivem com perda de visão no mundo, número que pode aumentar para 1,7 bilhão em 2050 caso não haja investimentos significativos na área. No mesmo ano, no Brasil, havia cerca de 29 milhões de pessoas com perda de visão. Destes, 1,8 milhão de pessoas eram cegas.