Cabo Frio será tema de novos documentários ambientais

Foram quatro dias percorrendo salinas, manguezais, restingas e a Laguna de Araruama em busca das aves migratórias que escolhem Cabo Frio como parada para descanso e alimentação em suas viagens de milhares de quilômetros entre os hemisférios Norte e Sul. No último sábado (20) o jornalista, escritor e documentarista Fernando Gabeira, da Globonews, deixou Cabo Frio com ótimas impressões.


SAIBA MAIS:

Cabo Frio entra na rota dos “birdwatching”

Cabo Frio sedia Campeonato de Pesca Esportiva

Superintendência de Posturas combate irregularidades na orla de Tamoios

 

Entre imagens que considerou “fantásticas” e a surpresa com a revelação de que a coloração vermelha das asas dos Flamingos Chilenos vem do beta caroteno presente na alga clorela (alimento das artêmias, que, por sua vez, são os alimentos dos Flamingos, e são encontradas nas salinas da nossa região), Fernando Gabeira deixou um depoimento animado quanto ao meio ambiente de Cabo Frio. “O link que está sendo feito muito bem por vocês entre a presença dos pássaros e o turismo, por meio do birdwatching, é perfeito, uma oportunidade única de turismo sustentável, pois não conheço no Brasil locais com tanta diversidade de avifauna não nativa quanto o que vi aqui”, salientou.

 

No último dia de “expedição”, Fernando Gabeira colheu imagens na restinga de Massambaba, no Canto do Forte, na Ilha do Japonês e na Praia Brava, onde, acompanhado do ambientalista Antonio Angelo acabou não conseguindo imagens do Formigueiro-do-Litoral, ave em extinção e com registros recentes em Cabo Frio. Em compensação, conseguiu filmar um casal de Saíras-Beija-Flor, aves de plumagem exuberante e que, coincidentemente, estão na capa do Guia de Cabo Frio, editado pelo ambientalista Antonio Angelo e pelo coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e da iniciativa privada.

 

No total foram registradas imagens do Pernilongo-De-Costas-Brancas, ave residente na região; Maçarico-Branco-do-Canadá, ave migratória; Flamingo-Grande-Chileno, ave migratória; Sariá-Beija-Flor, ave residente e outras aves endêmicas.

 

Segundo Gabeira, a vinda à Cabo Frio foi mais que positiva e deve render novos documentários. “Já conheço Cabo Frio há anos, mas a cidade mudou muito. E vejo esta administração muito preocupada com as questões ambientais, que são, na verdade, a mola propulsora da economia da cidade. Quero fazer um documentário sobre o setor pesqueiro, também com viés ambiental. Mas o que quero fazer, mesmo, é uma pesquisa para saber como cabe tanta gente na Ilha do Japonês”, brincou.

 

O documentário sobre o birdwatching em Cabo Frio vai, agora, para a fase de edição, e ainda não tem data para exibição. O programa de Fernando Gabeira também faz parte da grade da Globo News internacional, e chegará a mais de 130 países em todo o mundo, com mais de 500 mil assinantes Premium.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.