Cabo Frio tem novo livro sobre a história da cidade

Obra acaba de ser lançada e reúne o trabalho de 20 pesquisadores
Aos 405 anos, Cabo Frio acaba de ganhar mais uma publicação para perpetuar sua história, memória e patrimônio. “Cabo Frio Revisitado – A memória regional pelas trilhas do contemporâneo” reúne artigos de 20 pesquisadores e acaba de ser lançada pela Sophia Editora. Ao todo são 432 páginas que reúnem recortes de diversas pesquisas realizadas, que não apenas trazem dados importantes mas, também, apontam caminhos possíveis e conexões pouco percebidas.
Entre os assuntos abordados estão a formação geológica da região, o período de escravidão, a pesca tradicional, a Fazenda Campos Novos, o conjunto paisagístico da cidade, a ocupação salineira e a vida e espaço dos primeiros habitantes da região. “Ao morador da cidade ou para aquele que com ela convive há anos, é uma oportunidade de uma viagem pelo tempo da paisagem e do homem nestas bordas da laguna da Araruama, na companhia narrativa de textos deliciosos, comprometidos com o rigor científico, mas extremamente acessíveis, textos que pedem um café longo e alguns dedos de prosa depois”, destaca o arquiteto Ivo Barreto, que organizou toda a publicação e também é o responsável pelas ilustrações inéditas no livro.
Além de Ivo, fazem parte da obra os autores Cyl Farney Catarino de Sá, Antônio Carlos Silva Andrade, Viviane Stern da Fonseca Kruel, Dorothy Sue Dunn de Araujo, João Henrique de Oliveira Christovão, Jonatas Carvalho, José Marcello Salles Giffoni, Paulo Sérgio Barreto, Jullia Turrini, Kátia Leite Mansur, Daniel Souza dos Santos, José Carlos Sícoli Seoane, Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, MaDu Gaspar, Gina Bianchini, Maria Cristina Ventura, Nilma Teixeira Accioli, Schneider Franco dos Santos e Walter Luiz Pereira. Gustavo Rocha-Peixoto assina o prefácio e Aline Bonioli Paiva Colonese, carta ao professor. A capa ganhou ilustração de Ivo, com design gráfico de design gráfico de Natalia Rossi.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.