Cabo Frio terá Centro de Referência da Herança Africana e Tradições Quilombolas

Centro de Referência ficará localizado na Fazenda Campos Novos, em Tamoios

O Complexo da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, será sede para um local de história, cultura e ancestralidade. O casarão do século XVII vai abrigar um Centro de Referência da Herança Africana e Tradições Quilombolas.

A iniciativa foi oficializada em uma reunião entre a equipe da Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Cabo Frio e a Reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), realizada em Campos dos Goytacazes. O Centro faz parte do projeto de parceria entre a Universidade e o governo municipal.

A implantação do Centro é baseada na importância histórica da Fazenda de Campos Novos para a população negra de Cabo Frio, desde a sua inauguração, em 1630. O Centro de Referência da Herança Africana e Tradições Quilombolas terá o objetivo de colaborar para a manutenção da memória histórica dos últimos séculos, e que continua sendo construída pelos remanescentes de quilombolas.

“Com o projeto de restauração da Fazenda Campos Novos, sentimos falta de uma valorização sobre a questão da negritude e da história africana. Junto a outras representações da sociedade civil, levamos essa questão à Uenf, já que essa população vive no entorno do local. Começamos junto ao reitor da Uenf, Raul Palacio, e vamos desenvolver projetos, seminários e encontros com pesquisadores da região para contar essa história”, afirma o coordenador geral da Igualdade Racial de Cabo Frio, Manoel Justino.

“Nesse encontro, conversamos em relação aos projetos para instalar o Centro de Referência da Herança Africana e Tradições Quilombolas dentro da Fazenda Campos Novos, como parte do Museu que já vamos instalar e das ações que estamos trazendo para Cabo Frio. Essa é mais uma grande notícia para todos”, disse o reitor da UENF, Raul Palacio, destacando as parcerias já estabelecidas para serem executadas na cidade.

Entre as parcerias está um acordo de cooperação técnica para implantação de cursos de extensão, capacitação, estágios, pesquisas e projetos educacionais entre a Prefeitura de Cabo Frio e a (UENF). O documento prevê, inicialmente, a disponibilização de cursos técnicos e de extensão para as áreas de medicina veterinária, meio ambiente e agricultura.

O Centro de Referência da Herança Africana e Tradições Quilombolas ficará localizado junto a um museu científico e à escola de extensão da universidade. A implantação do Centro de Referência passa ainda pela criação de uma Comissão Mista de Estudos, com participação governamental e atuação direta da sociedade civil. A formação tem a duração de dois meses, podendo ser prorrogada por igual período.

Para compor a Comissão de Estudos, que estará sob a responsabilidade da Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial de Cabo Frio, foram designados os participantes: Manoel Justino da Silva Filho, Margareth Ferreira da Silva, Marcelo Dias, José Leandro de Sousa Oliveira, Andreia Fernandes,  Sandro Henrique da Silva, Alessandra Rangel de Oliveira e Márcia Cristina Paz de Almeida.

Com a cessão de recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a parceria também vai proporcionar a restauração do casarão da Fazenda Campos Novos, um imóvel do século XVII. A previsão é de que as obras do complexo sejam entregues em novembro, no mês de aniversário dos 407 anos da fundação de Cabo Frio.