Cabo Frio vai ter o “Projeto Defesinha – Verão 2024” em janeiro

Iniciativa será realizada pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Defesa Civil, e foi lançada nesta quarta (04) durante Seminário Regional

A Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança da Prefeitura, lançou nesta quarta (04) o “Projeto Defesinha Cabo Frio – Verão 2024”, que vai acontecer em janeiro e recebe inscrições a partir da segunda quinzena de dezembro. O período de inscrição será divulgado posteriormente.

A iniciativa foi lançada durante o Seminário Regional de Boas Práticas em Defesa Civil, promovido pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil 9 – Baixada Litorânea, em conjunto com a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio. Na abertura do encontro, a prefeita Magdala Furtado destacou a importância do seminário e enalteceu a dedicação dos profissionais.

“Agradeço a oportunidade de receber todos vocês, pois a minha felicidade em recebe-los é maior do que a de vocês em estarem aqui. Tenho certeza da dedicação de vocês. São pessoas que se preocupam com o próximo, que não tem hora. Muito obrigada”, disse a prefeita.

Além da prefeita, o secretário de Direitos Humanos e Segurança, André Magalhães; e o superintendente de Defesa Civil, Marcus Dothavio Moreira Pinto Caracas, compuseram a mesa de abertura do seminário. Na ocasião, Dothávio recebeu das mãos da prefeita uma condecoração honrosa pelos 20 anos de serviços prestados em Proteção e Defesa Civil.

“Organizar o seminário foi um grande desafio, já que fomos escolhidos como sede em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Defesa Civil de Cabo Frio nas escolas, nas comunidades, em eventos, com capacitação. E a surpresa de receber essa homenagem da Defesa Civil do Estado e das mãos da nossa prefeita nos fortalece, dando a certeza de que estamos no caminho certo, de relevância na área, pois o principal objetivo é atender a população”, agradeceu Dothávio, que criou o projeto Defesinha há 15 anos.

O vereador e ex-secretário de Governo, coronel Ruy França, que também compôs a mesa representando o Poder Legislativo, destacou a importância das defesas civis, parabenizou o superintendente Dothávio pela transformação na Defesa Civil cabo-friense e agradeceu a prefeita pelo olhar voltado ao setor.

Além da anfitriã Cabo Frio, participaram do seminário as defesas civis das cidades de Macaé, Guapimirim, Iguaba Grande, Arauama, Rio Bonito, São Pedro Aldeia, Armação dos Búzios, Arraial Cabo, Silva Jardim, Casimiro Abreu, Rio das Ostras, Saquarema, Cabo Frio.

Projeto Defesinha Cabo Frio – Verão 2024

O projeto é voltado para crianças de 4 a 14 anos, divididas em três grupos: os pelotões Defesinha (4 a 6 anos); Defensores (7 a 10 anos); e Protetores (11 a 14 anos). A previsão é de que o projeto aconteça de 8 a 31 de janeiro de 2024 e 10% das vagas serão destinadas aos assistidos da Apae Cabo Frio.

O objetivo do projeto é ofertar atividades diversas, focadas em temáticas como meio ambiente e civismo, para estimular a cidadania, além de promover cultura, integração e inclusão social. O projeto também propicia visitação a espaços diversos como museus, quartéis, áreas de preservação ambiental, entre outros.