Cabo Frio vira capital nacional do vôlei e movimenta economia local

Entre o final de junho e o início de julho, boa parte das atenções da comunidade do voleibol nacional esteve voltada para Cabo Frio. A cidade sediou três eventos importantes do calendário: a 3ª edição do Cabo Frio Vôlei Master e do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub19 e Challenger. Além da questão esportiva, o voleibol aqueceu a economia da cidade com quase mil atletas em disputa. A rede hoteleira, os restaurantes e o comércio foram os principais segmentos procurados pelos atletas, comissões técnicas e organização dos eventos.

A 3ª edição do Cabo Frio Vôlei Master, competição promovida pela Federação de Voleibol Master do Rio de Janeiro (FVMR), foi disputada por quatro dias durante o feriado de Corpus Christi, com equipes e atletas de diversas cidades e estados do país. Cerca de 500 atletas desfilaram seus talentos na arena montada na Praia do Forte e nos ginásios do Costa Azul Iate Clube e da Associação Atlética Cabofriense.

Entre os dias 2 e 7 de julho, as areia da Praia do Forte abrigaram o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, na categoria Sub19 e Challenger, organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). No total, 276 atletas participaram das duas competições, além das comissões técnicas, pais e parentes dos atletas e do staff da CBV.

– O ganho esportivo foi enorme, assim também como para a economia e o turismo da cidade, pois fomos divulgados para o país inteiro. Foram quase mil pessoas entre atletas, comissão técnica, organização e familiares se hospedando, alimentando, passeando, aquecendo a economia local – disse o secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rebel, que completou:

– Ficamos muito felizes em sediar três competições de extrema importância no cenário do vôlei brasileiro. Os ganhos desportivos foram imensos e acredito que vai ser deixado um legado importante para os projetos de vôlei já existentes na cidade. Vamos lutar para que a modalidade seja ainda mais forte em Cabo Frio.

Organizadores elogiam cidade

Após os eventos, não faltaram elogios a Cabo Frio e também à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) por parte dos organizadores das competições. Satisfeitos com o sucesso dos torneios realizados, querem que a cidade seja um dos polos dos eventos das entidades.

– A realização das etapas do sub19 e do Challenger em Cabo Frio foi um sucesso e queremos agradecer à Secretaria de Esportes por todo empenho para que isso se tornasse realidade. Cabo Frio tem a prática do vôlei e todos os caminhos para se tornar uma das grandes cidades do vôlei de praia do país. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) pode ajudar, pois é um dos nossos objetivos – afirmou Almir Gomes, um dos organizadores do Circuito pela CBV.

Em documento enviado pela entidade e assinado pelo presidente Hércules Gusmão, a Federação de Voleibol Master do Rio de Janeiro (FVMR) agradeceu à Prefeitura de Cabo Frio e à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer pelo apoio ao evento.